Sou Enfermagem

Design de sobrancelhas podem causar infecções sérias

Design de sobrancelhas podem causar infecções sérias

Qual mulher hoje em dia ainda não pensou em dar uma melhorada na sobrancelha? 

Essa técnica vem se tornando uma febre entre famosas e anônimas, pois promete deixar o rosto mais harmonioso, e hoje nos salões de beleza, é o procedimento estético mais procurado pela mulherada. 

A microplanejamento é uma técnica que dura em torno de seis meses, por isso é sempre importante saber o que quer antes de fazê-lo. Mas você mulher sabe o que é a micro pigmentação e quais os riscos que ela oferece? Saiba que essa técnica causa lesão na pele, é como se fosse uma tatuagem, pois o profissional dessa técnica implanta pigmentos na pele através de micro agulhas.

Mas para quem não sabe, que dependendo da técnica usada, da higiene do lugar, da substância e até mesmo do organismo da pessoa, esse procedimento pode ocasionar em infecções serias? Antes de mais nada, saiba que essa técnica não pode ser feita em salões de cabelereiros e sim em clínica de estética, pois tem que ser com profissionais habilitados para esse fim, que usem materiais esterilizados, e descartáveis e que tenham a aprovação da ANVISA.

É importante também saber que é preciso fazer um teste de alergia um dia antes do procedimento e pesquisar por lugares que tenham produtos de qualidades e com profissionais competentes. A alergia se manifesta pouco tempo depois do procedimento, vermelhidão no local, escamas nas sobrancelhas e em outros casos inchaços nos olhos. Exija o teste antes de realizar o procedimento, é um direito seu.


QUEM NÃO PODE FAZER?

Portadores de diabetes;

Hemofilia;

Câncer de pele;

Herpes labial;

Alergias;

Portadores de marca-passo;

Grávidas e para quem tem propensão a desenvolver queloides;

Pacientes que estão em tratamento específico;

Pessoas que fizeram cirurgia plástica a menos de um ano.


Pense e pesquise bem sobre o assunto pois há muitos casos em que a pessoa fica mais insatisfeita com o depois do que com o antes. Tem que haver muita segurança no que quer, pois como já falei é como se fosse uma tatuagem.

Mas então, se eu fiz um procedimento e não gostei do resultado final devido a cor ou desenho, é possível corrigir?

Sim, com o processo de despigmentação e camuflagem.

Você faz uma avaliação para ver quantas sessões serão necessárias. O procedimento consiste na retirada de parte do pigmento, além de ser muito doloroso e caro. Na despigmentação é utilizado o demógrafo com agulha seca e um despigmentante, após ter retirado parte do pigmento e clareado a região é feito a camuflagem, que é o depósito de pigmento cor da pele caso necessite mudar o desenho.

Há seis anos, a cabeleireira paulista Rosana Martins, de 30 anos, cuidou das sobrancelhas com uma tatuadora, mas o resultado deixou a desejar. “Na época, não tinha noção de que estava errada. O desenho era ridículo, com formato que não existe. Até me deixava velha. Além disso, a cor ficou roxa, porque ela usou pigmentos de tatuagem misturados. Eu tinha que passar lápis marrom todos os dias para corrigir a sobrancelha.” Para consertar o estrago, a cabeleireira teve que passar por cinco sessões de despigmentação e micro pigmentação, em uma instituição especializada. O tratamento acabou e hoje ela comemora o novo visual. “Gostei muito. Só de não ter de passar lápis, já fico muito feliz. Tudo mudou: a maquiagem fica melhor, as fotos saem bem, o olhar ficou realçado...”

Juliana, de 30 anos, ainda está em processo de tratamento. Ela convive com sobrancelhas das quais tem vergonha: por conta de um procedimento malsucedido, escureceu os cabelos loiros e não tira mais fotos. "Minha intenção era fazer algo para economizar tempo e dinheiro, porque preenchia as sobrancelhas todos os dias. Foi uma das piores coisas que já fiz na vida!”, conta, sobre a micro pigmentação feita em uma unidade de uma conhecida rede nacional em Salvador(BA).

Juliana estranhou que o procedimento foi feito à mão livre, sem medição, mas confiou na profissional. “Minha vida mudou desde então. Os problemas foram a falta de simetria, a cor muito escura para minha pele e o formato grosseiro. As promessas eram de que a cor ficaria mais clara com o tempo e durasse um ano e meio. “Fiz três sessões de laser, mas nada melhora. Estou muito infeliz porque chama muita atenção.’ Para sair, faço um ritual de camuflagem com maquiagem, que me deixa com aspecto extremamente artificial. É um peso enorme que carrego no meu rosto,’ diz ela.

Por se tratar de algo que está no auge entre as brasileiras surgem inúmeros profissionais que se dizem capacitados para realizar este procedimento. Antes de contratar um profissional, verifique há quanto tempo ele está no mercado nesse ramo. Checar com clientes que já tenham se submetido ao procedimento é uma boa maneira de conhecer também o trabalho deste profissional.

Mas não há somente fatos ruins, pois com a micropigmentaco feita em locais autorizados e com profissionais competentes, você pode dizer adeus as maquiagens que retocam a sobrancelha e não corre o risco de suas sobrancelhas ficarem finas ou grossas demais.

  "A técnica vai além da estética. Ela traz praticidade ao dia a dia da mulher, oferece bem estar e resgata a auto-estima de qualquer pessoa," explica Luciana Rodrigues que é uma das pioneiras da técnica no Brasil e dona do salão Lu Make Up.




Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 10/09/2018

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar tráfego. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais. Entendi