Curso Gratuito de Libras para profissionais da

A língua Brasileiras de Sinais [LIBRAS] é a linguagem de muitos portadores de deficiências auditivas e de fala. 

A Libras foi criada, então, junto com o INES, a partir de uma mistura entre a Língua Francesa de Sinais e de gestos já utilizados pelos surdos brasileiros. Ela foi ganhando espaço pouco a pouco, e em 2002, a Língua Brasileira de Sinais foi finalmente reconhecida como uma língua oficial do Brasil. E mesmo com todos esses avanços, a Libras ainda é pouco conhecida e usada entre a população.

 Muitos desses deficientes ainda sofrem impedimentos para terem acesso a serviços básicos fornecidos pela sociedade. Entre estes se destaca o atendimento em saúde, que se torna mais precário para indivíduos pertencentes a tais grupos. Entre estes grupos, os surdos, por muitas vezes, não são atendidos da maneira correta e até mesmo são, em alguns casos, desrespeitados em sua condição, pois os serviços de saúde não possuem profissionais capacitados para um atendimento de excelência a eles.

A pessoa surda se defronta com uma grande dificuldade de inclusão social, já que a audição é um sentido tido como fundamental para obtenção e uso da linguagem oral e sua limitação pode trazer consequências negativas no que se refere à comunicação. Acredita-se que a adesão à Língua Brasileira de Sinais é de extrema importância, para maior promoção, prevenção e educação em saúde. Assim, é necessário que os profissionais de enfermagem, entre outros, aprendam tal língua, desenvolvendo conhecimentos que possibilitem um atendimento adequado ao surdo, considerando sua condição linguística e cultural.

 É de suma importância que a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, esteja incluída na formação do profissional de enfermagem, sendo o ele o principal elo entre saúde e população, assim como o primeiro a prestar cuidados, assim como a dificuldade enfrentada pelos profissionais de enfermagem na prestação dos cuidados para os surdos, sendo necessária a adesão à aprendizagem da Libras para os mesmos, em cursos de capacitação.

Pensando nisso, a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, por meio do NESTD [Núcleo de Educação em Saúde, Treinamento e Desenvolvimento] em parceria com a Faculdade Aser abriu inscrições para o curso de libras para os profissionais da saúde totalmente gratuitos.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail; nes@saude.rc.sp.gov.br, e serão ministradas pelos profissionais da Aser todas as quartas-feiras a partir do dia 05 de setembro.

QUER FAZER UM CURSO DE LIBRAS ONLINE GRATUITO?

Acesse o portal da Escola Virtual do Governo e faça hoje mesmo a sua matrícula do curso gratuito no endereço www.escolavirtual.gov.br 

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *