Cofen estuda lançamento do Novo Proficiência

O Cofen, Conselho Federal de Enfermagem, está em fase de estudos preliminares para lançar, em 2020, o “Novo Proficiência: Programa de Aprimoramento Profissional”. 

O programa vai atualizar a proposta do antigo Proficiência, encerrado em 2014. “O Novo Proficiência vai atender uma demanda dos profissionais de Enfermagem. Estamos apostando na educação do futuro, inserindo nos cursos conteúdos e novas tecnologias, a exemplo da gameficação e realidade virtual”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Segundo Neri, o Novo Proficiência vai proporcionar aos profissionais de Enfermagem condições de atualização e aprimoramento baseados na educação permanente pela oferta de cursos gratuitos, de curta duração, realizados à distância, por meio da internet, com conteúdo da prática de enfermagem, com disseminação do conhecimento individualizado de acesso à informação e aprendizado contínuo e flexível.

Com ótima aceitação dos profissionais de Enfermagem e altos índices de reconhecimento de qualidade por parte dos participantes, pela metodologia, tecnologia e processos operacionais, o programa foi um sucesso. Mais de 150 mil profissionais cursaram e concluíram o curso, 210.000 certificados foram emitidos. Sua nova versão voltará com carga horária ampliada para 40 horas e terá 30 opções de cursos de atualização profissional. Originalmente eram 30 horas. “Estamos buscando padrões avançados de ensino, interligando habilidades e competências de forma prática e integrada a tecnologia”, explica Neyson Freire, gestor do projeto.

O programa leva cursos gratuitos de qualidade a profissionais que moram em locais remotos, além dos grandes centros. Conduzido democraticamente, em larga escala, em todo o Território Nacional, o Proficiência é uma ferramenta de valorização profissional e possibilita a aquisição de conhecimentos específicos, abordando técnicas que atendem às necessidades do mercado de trabalho e da Saúde Coletiva.

Os cursos de pequena duração são direcionados aos profissionais que estão em situação regular nos Conselhos Regionais de Enfermagem. A estimativa é de 150 mil profissionais sejam capacitados em 36 meses.

Fonte: Cofen

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *