Benefícios do óleo essencial de Hortelã Pimenta

Atualizado em 19/04/2023 às 06:22

O óleo essencial de Hortelã Pimenta é extraído da planta com o mesmo nome e além de conhecida é muito agradável e aromática.

O Óleo Natural da Essencial do Hortelã Pimental é a mais potente produção extraído naturalmente da planta. Para você ter uma ideia, 1 gosta dessa substância equivale a muitas e muitas folhas. Conheça um pouco mais. Ela é recomendada como antisséptica, expectorante, antimicrobiana, antifúngica, antiviral, anestésica, antialérgica, antioxidante etc.

Quais os principais componentes da hortelã pimenta?

Os principais componentes são Menthol, Menthone e o 1,8-Cineole

Componente Menthol

É um composto orgânico extraído a partir do óleo de menta piperita ou outros óleos essenciais com a mesma composição. O material é ceroso, cristalino com cor clara ou branca. Encontra-se em estado solido na temperatura ambiente e entra em estado de fusão a poucos graus acima.

Além disso, o mentol é famoso por suas propriedades anestésicas e anti-inflamatórias que trazem grandes benefícios, além de ser amplamente utilizado para combater inflamações na garganta. Ele também é conhecido no alívio das dores de cabeça, dores musculares e tensões, causando a sensação de frescor.

Componente Mentona

O acetato de mentilo tem propriedades antibacterianas e ajuda no combate de resfriados comuns, mau hálito, gengivite e outros relacionados.

Quais os benefícios e a sua utilização no dia-a-dia?

O hortelã pimenta, rico em mentol e carvona, e os flavonoides (apigenina, rutina e luteolina) garantem suas reconhecidas propriedades medicinais, o que faz nosso indispensável no dia-a-dia.

– Síndrome do intestino irritável
– Indigestão
– Azia
– Náuseas
– Vômitos
– Enjoo matinal
– Cólicas gastrointestinais
– Diarreia
– Gases
– Resfriados
– Tosses
– Inflamações da boca e garganta
– Infecções respiratórias
– Problemas menstruais
– Problemas de fígado e da vesícula biliar
– Dor de cabeça
– Dor muscular
– Dor de dente
– Coceira
– Vasodilatador
– Erupção alérgica
– Repelente contra mosquitos
– Analgésico natural
– Inflamatório
– Estimulante
– Para náuseas
– Revigorante natural
– Resfriador
– Antiespasmódico
– Expectorante

Quais as recomendações para a utilização do óleo essencial de Hortelã Pimenta?

Ela é recomendada como antisséptica, expectorante, antimicrobiana, antifúngica, antiviral, anestésica, antialérgica, antioxidante, para dores reumáticas e nevralgias. Antigripal, expectorante e fluidificante, o chá feito com suas folhas é eficiente no combate a resfriados, febres e na eliminação do catarro. Anti-inflamatória, ajuda no tratamento de problemas na garganta. Em casos de sinusite e bronquite, a inalação de seu óleo desobstrui as vias aéreas.

Quais os benefícios do óleo essencial Hortelã Pimenta na para a digestão?

Segundo estudos da Universidade de São Paulo, Unesp, as espécies Mentha apresentam indicação etnofarmacológica para combater os distúrbios gastrointestinais. De acordo com os estudos, a hortelã pimenta relaxa os músculos do estômago e melhora o fluxo de bile no momento da digestão gorduras. Que ter bons resultados? Então, beba chá de hortelã.

Quais os benefícios do óleo essencial Hortelã Pimenta na síndrome do intestino irritado?

Estudos revelaram que a hortelã é muito eficiente no tratamento dos sintomas da síndrome do cólon irritado ou intestino irritado. Pesquisas comprovam que gotas diárias de hortelã-pimenta podem ajudar no tratamento de sintomas como dor, inchaço, gases, e diarreia.

Quais os benefícios do óleo essencial Hortelã Pimenta para aliviar sintomas da asma e problemas respiratórios comuns?

O aroma da hortelã também proporciona benefícios, pois ajuda a desobstruir as vias aéreas. Pessoas que sofrem com asma e alergias podem se beneficiar do uso da erva.

Realizar inalações com hortelã ou beber chá de hortelã, ou gotas de óleo essencial de hortelã pode ser muito útil para aliviar os sintomas. Os asmáticos devem adicionar hortelã em suas inalações diariamente e também beber um pouco de chá, pois ajuda a broncodilatar.

Quais os benefícios do óleo essencial Hortelã Pimenta para aliviar sintomas de gripes e resfriados?

O mentol que existe na hortelã é um eficiente descongestionante, além de ser um bom expectorante: ajuda a expelir muco e a diminuir a tosse. Óleo essencial de Hortelã Pimenta ou tomar chá de hortelã é uma boa receita natural e canseira para diminuir a dor de garganta e a tosse seca.

Quais os benefícios do óleo essencial Hortelã Pimenta para aliviar coceira e irritações da pele?

A hortelã tem propriedades anti-inflamatórias e é antipruriginosa, podendo ser utilizada para o alívio de coceiras. Quando aplicada topicamente, o óleo essencial de Hortelã Pimenta tem efeito calmante e refrescante em irritações causadas por urticária, hera venenosa ou carvalho venenoso.

Quais os benefícios do óleo essencial Hortelã Pimenta para a saúde bucal?

O óleo essencial de Hortelã Pimenta neutraliza o mau hálito e também combate bactérias que causam cáries. Por esse motivo a hortelã também faz parte de produtos como creme dental, enxaguante bucal e sprays que refrescam o hálito.

Quais os benefícios do óleo essencial Hortelã Pimenta para aliviar a dor?

As folhas de hortelã podem aliviar dores musculares, dores de cabeça e até mesmo dores de estômago. Para relaxar os músculos, combine uma xícara de sal marinho, um terço de xícara de azeite e cerca de oito gotas de óleo essencial de hortelã. Massageie o local por dez minutos e enxágue.

Quais os benefícios do óleo essencial Hortelã Pimenta para aliviar náuseas?

O cheiro de óleo essencial de hortelã-pimenta ou  das folhas de hortelã frescas podem ajudar significativamente no alívio e sensação de enjoo e ânsia.

Quais os benefícios do óleo essencial Hortelã Pimenta para melhorar a memória?

Incrivelmente, em 2008 os pesquisadores ingleses examinaram e constataram  incrível poder do óleo essencial de hortelã no cérebro e descobriram que ele aumenta o estado de alerta e a memória.

Quais os benefícios do óleo essencial Hortelã Pimenta para a prevenção  do câncer?

A hortelã contém mentol que é uma substância que tem a propriedades de prevenção de diferentes tipos de câncer, especialmente o câncer de próstata.

Recomendamos você utilizar o óleo essencial de hortelã 100% pura, pois alguns podem conter compostos nocivos que prejudicam a saúde da pele, como, por exemplo, os parabenos.

A hortelã não é uma erva difícil de achar e nem de plantar; você pode encontrá-la fresca em qualquer supermercado ou plantá-la em um vasinho em casa, mas a vida agitada que temos e o corre do dia-a-dia não nos deixa com tempo suficiente para plantar, por isso os óleos essenciais são uma boa e excelente solução 100% natural.

Leia também:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *