A Lenda da Cobra Preta que Mama, tem fundamento?

A Lenda da Cobra Preta que Mama, tem fundamento?

Atualizado em 26/04/2023 às 01:40

Segundo as pessoas mais velhas, existe, sim, a cobra que mama. A história conta que essas cobras-pretas, durante a noite, procuram mulheres em fase de amamentação.

Todos nós sabemos que os mitos e lendas são testemunhos culturais ricos e que acabamos sem saber ao certo se é verdade ou apenas um mito.

Segue a Lenda da Cobra Preta que Mama:

Relato:

“Diz a lenta, que uma serpente de aproximadamente 8 metros, entra na casa de uma mulher enquanto amamenta a criança logo nos primeiros dias de vida. Essa cobra só entra de noite, enquanto a mãe dorme com a criança no colo amamentando.

A cobra coloca a cauda na boca da criança, para que a mesma não chore, simulando a amamentação, e vai à procura do seio da mãe a fim de tomar o leite. A mãe adormecida, pensa que é a criança que estar mamando e não se dá ao trabalho de verificar. Passado algumas semanas a mãe começa a perceber que o filho está desnutrido.

Ela não sabe por que seu filho chora de fome pela manhã se ele foi amamentado durante a noite. Essa rotina segue por dias, até que em uma noite o seu marido chega de viagem, se depara com a cena da mata amamentando e mata a cobra a pauladas.

Ao esmagar a cobra, o leite que a mesma ingeriu se espalha pelo piso, mostrando que a cobra estava mamando há muito tempo.”

Fatos Verdadeiros:

Em primeiro lugar devemos lembrar que as cobras são répteis, ou seja, as mesmas não se alimentam do leite. Podem ser ovíparas ou vivíparas, desprovidas de glândulas mamárias, sendo assim, não amamentam seus filhotes. Seu sistema digestório não está adaptado a essa alimentação. A dentição, a língua e a estrutura da boca das cobras não permite o ato da sucção. Por essas razões seus instintos não fazem ir à procura do leite.

As cobras possuem uma camada de tecido adiposo (gordura) entre os músculos e a pele, camada essa que serve de reserva de energia. Essa camada é esbranquiçada, muito semelhante ao leite coalhado.

A lenda surgiu a muitos anos quando um homem ao chegar na sua casa vê uma cobra ao lado da cama de sua esposa que a pouco tempo havia dado à luz e ainda amamentava a criança. Matando a cobra com uma madeira, o pai viu se espalhando pelo assoalho a camada de gordura presente no corpo da serpente. Ao ver aquilo acredita que seja o leite bebido pela cobra, que coalhou no corpo dela. Associando esse fato a desnutrição da criança, chegou-se a conclusão de que a cobra estava bebendo o leite materno todas as noites.

A serpente Pseudoboa nigra (Família Dipsadidae) mais conhecida como muçurana ou cobra-preta, foi descrita pelo pesquisador Vital Brasil. É uma espécie ofiófaga, ou seja, se alimenta de outras serpentes. Portanto, consegue resistir ao veneno de serpentes como jararacas (Bothrops) e cascavéis (Crotalus), contudo não possui resistência para o veneno das corais (Micrurus) isto provavelmente pela forte ação neurotóxica.

Ao nascer a Pseudoboa nigra apresenta coloração avermelhada com a cabeça preta, mas ao decorrer do amadurecimento do animal vai mudando a coloração, servindo como uma das bases de uma lenda bastante conhecida.

Mito ou Verdade?

Quem já não ouviu falar que algumas mulheres em fase de amamentação dizem que enquanto dormiam, a serpente se aproximava e introduzia sua cauda na boca do bebê, para que este não chorasse, se aproveitando para mamar no seio da mulher, conforme a serpente ingeria o leite sua coloração ficaria esbranquiçada.

Alguns visitantes do NUROF-UFC afirmam (com testemunhos) que as crenças na lenda tem forte apelo e algumas mulheres gestantes, ao verem uma muçurana, só conseguem ter sossego após o animal ser morto, com medo de que ele venha a “beber” seu leite materno.

Não podemos esquecer de algumas características biológicas marcantes dessas serpentes como, por exemplo: as serpentes não apresentam a enzima lactase para digerir o leite, além disso, nenhuma serpente é dotada das adaptações no crânio necessárias para realizar a sucção como fazem os bebês humanos (e de outros mamíferos).

Como e por que o leite provocaria a mudança na cor da pele da cobra? Conhece alguém que ganhou alguma manchinha branca por gostar de leite? O fato de algumas muçuranas possuírem coloração branca é devido ao albinismo que ocorre em alguns animais, não estando ligado à quantidade de leite ingerido.

Os mitos e lendas são testemunhos culturais ricos e não se sabe ao certo onde e por que surgiram da forma como ouvimos atualmente. Não se esqueça de pesquisar e conhecer a biologia do animal e a cultura de cada região, somente assim poderá compreender algumas raízes que cercam esses pensamentos!

Cientificamente, a Lenda da cobra-preta que mama, não passa de mito. Caso você tenha algum testemunho para contar, escreva nos comentários.

16 comments

  1. Curiosamente cheguei até esse site, prq hj numa das minhas visitas sociais, uma mãe q está gestante, flw q isso aconteceu com a prima dela recentemente, e curiosamente tbm apareceu uma cobra no caminho dela essa semana, o mais bolado é q minha vó sempre flw isso, que cobra gosta de mulher grávida e lactante…

  2. A história aqui citada não está correta.Minha avó contava essa história que aconteceu com seu tio e família. A tia de minha avó sempre colocava a priminha bebê a amamentar a noite, com o passar do tempo foram percebendo que começou a sair umas feridas na criança e na mama da tia da minha avó. Desconfiaram, então colocaram areia no chão da casa, pois se fosse bixo deixaria rastro. Uma noite o tio de minha avó acordou com o barulho e viu que havia o rastro de uma serpente que se acabava na fresta da madeira do assoalho, levantou a madeira e viu que tratava-se de uma serpente preta com amarelo, então o tio de minha avó a matou e as feridas na boca da criança e mama da tia de minha vó cessaram. Ficou constatado assim que a serpente mamava no lugar da criança e dava a cauda para o bebê chupar. Pode ter algum equívoco nessa história pois ninguém nunca viu a cobrança mamando, mas é real e não é conto. Aconteceu com minha família, ou familiares muito antigos…

    1. O engraçado é que sempre os antigos contam que aconteceu com alguém de sua família pois na minha família minha bisa era parteira e relata a mesma história que milhares de gente conta kkkk então é lenda e é a tal da fake News da era passada kkkk

  3. Enquanto a cobra mama o curupira vigia a porta junto com o saci e a mula sem cabeça rs
    E ela sempre evita comer manga junto com o leito para não morrer envenenada rsrsrs

  4. Isso não é lenda pois aconteceu com minha mãe a 52 atrás.
    Minha irmã tinha mais de 5 meses; minha mãe relata que deitava na cama para amamentar minha irmã e era de dia.
    Com o passar do tempo ela não queria mais nem mamar nem comer nada,estava muito magra.
    Minha mãe não entendia o porque ela estava assim.
    Certo dia quando estava sentada na cama caiu do teto uma gota de leite,preciso relatar que minha mãe morava no sítio sua casa parede de coqueiro,telhado de tábua acredito que o nome seria tapéra.
    Quando caiu a gota de leite,ela falou aí meu pai para que ele subisse no telhado mas ele não fez.
    Passou alguns dias um vizinho foi até a casa falou que havia uma cobra na beira do caminho perto da casa. Minha mãe pegou a espingarda lá estava ela,lembrando não era cobra preta,era mais pra cor marrom.
    Então ela mirou,acertou abaixo da cabeça da cobra, e muito leite talhado vazou da cobra.
    Sei que é verdade porque desde de criança minha mãe conta a mesma história.
    Hoje mesmo perguntei ela relatou a mesma coisa.
    Minha irmã tem 52 anos eu tenho 50 anos.

    1. Sim isso também já aconteceu com a vizinha da antiga casa que nós morava na roça lá no Maranhão também veio pro quarto da mulher do meu tio mais mataram logo

  5. Eu acredito muito na ciência, mais minha vó foi mamada por uma cobra preta, meu vô matou a cobra, eu não sei oque biologia diz, mais aconteceu, e esse tipo de coisa que me deixa perplexo com mundo, eu já pesquisei e sempre dizem que e muito, mais oque aconteceu com minha vó não foi algo contado, foi algo vivido. Sem nem oque pensar mais

  6. Meu bebê está com 2 meses de vida, e eu tava deitada em uma rede baixa perto do chão aí quando eu saí da rede pra calçar o chinelo tinha uma cobra dessas perto de mim eu não sei há quanto tempo ela estava lá mais eu fiquei com muito medo e estou até agora , ainda bem que meu marido matou ela mais mesmo assim o medo continua

  7. Estou com 13 dias de resguardo e ontem entrou uma dita cobra preta no meu quarto , liguei a luz pra olha minha bebe e me deparei com ela, e agora não consigo mais dormi com medo, minha mãe matou a dita cobra, não acho que é lenda não, coloquei protetor nas portas mais mesmo assim estou com muito medo .

    1. Aconteceu o mesmo comigo essa semana, estou com quase 2 meses que tive bebê e amamento, estava na casa da minha mãe essa semana e apareceu uma cobra dessa. Estou com muito medo

        1. É verdade, mas dados os fatos é visível que o ser humano prefere acreditar em baboseiras sem fundamento do que na ciência.

    2. sei que ninguém acredita hoje em dia mas aconteceu com uma prima no norte do paraná, o bebe chorava porque não tinha leite e a mulher ajudava na roça o marido certo dia ele viu a mulher paralisada, hipnotizado e uma cobra mamando em seus seios, ele matou a cobra, anos mais tarde ela estava capinando e o menino venho por traz da mãe sorrateiro ela acertou com o cabo da enxada a testa do menino e ele venho a falecer ela teve forte dores de cabeça a noite e também faleceu, essa historia me foi contada por meus tios avós e por toda a família.

        1. Cada um crê e acredita no que quiser direito é direito aqui ou na China, ent respeito pq esse comentário foi desrespeitoso, aposto q existe coisa q vc sente ou acredita q n se pode provar e isso n me dá o direito de chamar de doida, os artigos científicos estão aí, mas vai de cada um acreditar ou n, que ridícula vc, deve ser MT mal amada na família pra espalhar ódio assim de graça a alguém aleatório

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *