Sou Enfermagem

30 horas semanais para a Enfermagem

30 horas semanais para a Enfermagem

30 horas semanais para a enfermagemMuitas pessoas ainda não entendem o motivo que a enfermagem está lutando pelas 30 horas semanais e exigindo que seja aprovada o Projeto de Lei 2295/2000, que regulamenta a jornada de 30 horas.

Projeto de Lei 2295/2000, que regulamenta a jornada de 30 horas, já foi aprovado por unanimidade no Senado e está pronto para ser votado no plenário da Câmara dos Deputados. A Enfermagem espera que os deputados reconheçam a importância do seu trabalho aprovando o PL e que a  Presidenta Dilma sancione a Lei! A hora é agora! 

A Jornada de 30 HORAS é um direito do trabalhador de ENFERMAGEM e uma garantia de qualificação da assistência.  Os estudos realizados pelo “FÓRUM NACIONAL” demonstram que o impacto financeiro das 30 HORAS, para o governo e empregadores dos serviços de saúde, é muito pequeno. No entanto, para a categoria de Enfermagem e para a sociedade, as consequências são altamente positivas, resultando em: cuidados mais seguros e de qualidade e em melhores condições no ambiente de trabalho.


No Ano legislativo de 2011, o PL 2295/2000, que dispõe sobre a regulamentação do limite da jornada de trabalho em 6 horas diárias e 30 horas semanais para os trabalhadores da Enfermagem brasileira (enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras), está pronta para ser votada pelos Parlamentares, precisamos fazer com que o PL seja incluído na pauta pelos Líderes para ser votado em Plenário, uma vez que foi aprovado em todas as comissões permanentes. 
A Enfermagem, uma das atividades mais antigas do mundo, porem com regulamentação recente é essencial à organização e funcionamento dos serviços de saúde. Respondendo por mais de 40% da força de trabalhos no setor. 


Jornada de 6 horas diárias e 30 horas semanais não é um privilégio, pois diz respeito a necessidade de prover um padrão desejável de condições para a prática da Enfermagem no país. 
Ademais, é do conhecimento de todos os senhores e senhoras as características do trabalho da Enfermagem e as condições em que é realizado - convívio com situações limite onde estão presente a dor, o sofrimento humano e as doenças. Tudo isto em turnos ininterruptos, sábados, domingos e feriados. 


Além disto, suas atividades não se restringem ao local de trabalho, muitas vezes são mães, esposas e avós que possuem atividades domésticas, determinando duplas ou triplas jornadas, aliadas às más condições de trabalho já referidas, muita responsabilidade e pouca valorização têm levado à insatisfação, adoecimento e aumentado a evasão profissional, muitas vezes comprometendo a qualidade da assistência prestada aos cidadãos.  

Precisamos aprovar o PL 2295/2000 este ano, já são mais de 12 anos de luta, iniciada com a proposição do PLC 161/99, de lá para cá, temos acompanhado uma trajetória de lutas, conquistas e retrocessos. 


ASSISTA AO VÍDEO SOBRE AS 30 HORAS SEMANAIS


 

Assine o abaixo-assinado pelas 30 horas semanais para a enfermagem 

clique aqui para assinar

Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 14/03/2017

Gostou? Deixe seu comentário.

VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER UMA PESQUISA