Sou Enfermagem

10 de agosto é dia da Enfermeira, parabéns.

10 de agosto é dia da Enfermeira, parabéns.

O Dia da Enfermeira é anualmente celebrado em 10 de agosto porém, é uma data pouco comentada, e foi nesta data que Getúlio Vargas, em 1938, instituiu o 12 de Maio.

No Brasil, comemora-se em 10 de Agosto o Dia Nacional da Enfermeira, mesmo dia em que foi assinado o decreto presidencial por Getúlio Vargas, em 1938, que instituiu o 12 de Maio como o Dia Internacional da Enfermagem também em nosso país. Ou seja, não por acaso, temos dois dias para comemorar as ações desse profissional tão valioso, que ajuda a salvar vidas todos os dias.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM - ABEn

Para a ABEn, o mês de MAIO tem um significado especial - comemora-se o Dia do Enfermeiro e a Semana Brasileira de Enfermagem, iniciativas pioneiras da entidade. A primeira foi instituída pelo presidente da república Getúlio Vargas, através do Decreto nº 2956, de 10 de agosto de 1938. Este decreto determina, inclusive, que na data de 12 de maio as enfermeiras devem "prestar homenagens especiais á memória de Anna Nery em todos os hospitais e escolas de Enfermagem". A segunda nasceu no Rio de Janeiro, na Escola de Enfermagem Anna Nery, idealizada pela sua diretora Lais Netto dos Reys, em 1940, sob a denominação de Semana da Enfermeira. O início desta semana deu-se em 12 de maio, para celebra r o nascimento de Florence Nightingale em 1830, e o seu término em 20 de maio, para rememorar o falecimento de Anna
Nery em 1880, o que permanece até os dias atuais.


CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM - COFEN

Para o COFEN, as comemorações para os profissionais de enfermagem também se realizam no mês de maio, iniciando-se no dia 12 como dia Internacional do Enfermeiro e encerrando no dia 20 de maio, dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem.




Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 10/08/2018

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar tráfego. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais. Entendi