Sou Enfermagem

Acidentes no  Centro  Cirúrgico

Acidentes no Centro Cirúrgico

Acidentes no Centro CirúrgicoEstes cuidados referem-se a uma série de medidas gerais destinadas a prevenir a contaminação do trabalhador de saúde pelo HIV, HBV, HVC e outros patógenos transmitidos através do sangue e fluidos corporais contaminados.

Estas medidas envolvem o uso de precauções de barreira como as luvas, capotes, aventais, botas, máscaras e óculos protetores, que podem reduzir o risco de exposição da pele e mucosa dos profissionais de saúde aos materiais potencialmente contaminados. Além disso, é recomendado que todos os profissionais de saúde se previnam de lesões causadas por agulhas, scalps e outros materiais pérfuro-cortantes.

            As normas de proteção para prováveis situações de exposição do profissional de saúde são muito variadas, sendo porém recomendadas em determinadas situações em que haja chance de exposição a fluidos contaminados, principalmente nos procedimentos diagnósticos invasivos (broncoscopias, cateterismos, punções venosas, etc,), procedimentos cirúrgicos e de emergência, além dos procedimentos laboratoriais e necrópsias.

 

Estas normas são aplicadas de acordo com o tipo de exposição, devendo ser acrescentada às precauções padrão:

  • O uso de botas e aventais impermeáveis durante cirurgias em que seja estimado a perda de grande volume de sangue e duração ³ do que 2 horas;
  • Duplo enluvamento, para reduzir a carga viral durante os acidentes pérfuro-cortantes;
  • Considerar todo paciente como potencialmente contaminado, sem que seja necessário rotulá-lo como portador de doenças veiculadas pelo sangue.

 

Bibliografia Consultada:

- SILVA, M.D.A. et al. Enfermagem na Unidade de Centro Cirúrgico.2.ed. São Paulo: EPU, 1997.

- SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENFERMEIROS DE CENTRO CIRÚRGICO Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização: Práticas Recomendadas – SOBECC. 2. Ed. São Paulo, 2003.

- SILVA, Maria D`Apparecida Andrade; RODRIGUES, A . L.; CESARETTI,I. U. R. Enfermagem na unidade de centro cirúrgico. 2. Ed. rev. e ampl. São Paulo: EPU,2001.

-  BRUNNER & SUDDARTH. Tratado de Enfermagem Médico-cirúrgica. v.1 Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

- NEEKER,M.H,ROTH,RJ.C.Cuidados de enfermagem ao Paciente Cirúrgico.Rio de Janeiro:Guanabara Koogan,1997

Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 14/03/2017

Gostou? Deixe seu comentário.

VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER UMA PESQUISA