Sondagem Gastrointestinal

Sondagem Gastrointestinal

Atualizado em 04/02/2023 às 09:23

A passagem de sonda nos pacientes geralmente acontece através dos profissionais de enfermagem, mas existem atribuições diferentes entre enfermeiros e técnicos de enfermagem no processo de sondagem gastrointestinal (SNG).

As sondas gastrointestinais podem ser:

  1. Nasogástrica; pela boca.
  2. Orogástrica; pelo nariz.

• Indicações: descompressão do estômago e intestino delgado, administração de medicações, administração de nutrição enteral e lavagem gástrica.

A passagem de sonda gastrointestinal é a inserção de uma sonda plástica ou de borracha, flexível, podendo ser curta ou longa, pela boca (orofaríngea) ou nariz (nasofaríngea), com a finalidade de:

A Sonda Nasogástrica -> é um tubo de cloreto de polivinila (PVC) que, quando prescrito pelo médico para drenagem ou alimentação por sonda, deve ser tecnicamente introduzido desde as narinas até o estômago.

A passagem de sonda gastrointestinal é a inserção de uma sonda de plástico ou de borracha, flexível, pela boca ou pelo nariz, cujos objetivos são:

  1. descomprimir o estômago
  2. remover gás e líquidos
  3. diagnosticar a motilidade intestinal
  4. administrar medicamentos e alimentos
  5. tratar uma obstrução ou um local com sangramento
  6. obter conteúdo gástrico para análise

PROCEDIMENTOS

  1. orientação ao paciente sobre o procedimento
  2. lavagem das mãos
  3. reunir o material e levar até o paciente: sonda, copo com água, seringa de 20 ml, gazes, lubrificante hidrossolúvel (xylocaína geléia) esparadrapo, estetoscópio e luvas.
  4. posicionar o paciente em Fowler ou decúbito dorsal
  5. medir o comprimento da sonda: da ponta do nariz até a base da orelha e descendo até o final do esterno, marcando-se com uma tira de esparadrapo
  6. Aplicar spray anestésico na orofaringe para facilitar a passagem e reprimir o reflexo do vômito.
  7. lubrificar cerca dos 10 cm. iniciais da sonda com uma substância solúvel em água (K-Y gel), introduzir por uma narina, e após a introdução da parte lubrificada, flexionar o pescoço de tal forma que o queixo se aproxime do tórax. Solicitar para o paciente que faça movimentos de deglutição, durante a passagem da sonda pelo esôfago, observando se a mesma não está na cavidade bucal.

COMPROVAÇÃO DE CORRETO POSICIONAMENTO

1. Teste da audição: colocar o diafragma do estetoscópio na altura do estômago do paciente e injetar rapidamente 20 cc de ar pela sonda, sendo que o correto é a audição do ruído característico.

2. Aspiração do conteúdo: aspirar com uma seringa o conteúdo gástrico e determinar do seu pH. O pH do conteúdo gástrico é ácido (aproximadamente 3), do aspirado intestinal é pouco menos ácido (aproximadamente 6,5) e do aspirado respiratório é alcalino (7 ou mais); também está confirmado o correto posicionamento, se com a aspiração verificarmos restos alimentares.

3. Teste do borbulhamento: colocar a extremidade da sonda em um copo com água, sendo que se ocorrer borbulha, é sinal que está na traqueia.

4. Verificação de sinais: Importância para sinais como tosse, cianose e dispneia.

RESOLUÇÃO COFEN Nº 619/2019
Normatiza a atuação da Equipe de Enfermagem na Sondagem Oro/nasogástrica e Nasoentérica

O Conselho Federal de Enfermagem publicou a resolução que normatiza a atuação da Equipe de Enfermagem na Sondagem Oro/nasogástrica e Nasoentérica. Confira a Resolução Cofen 619/2019.

Um dos grandes entraves da profissão é o desconhecimento da legislação, fato que pode levar à atos de negligência, imprudência e imperícia. O conhecimento das normas não apenas protege o ato profissional, como também empodera a Enfermagem por meio da consciência de direitos, deveres e limites de atuação”, afirmou o presidente do Cofen, Manoel Neri.

O procedimento de sondagem é complexo, e considerado invasivo, envolvendo risco ao paciente. A minuta da resolução foi elaborada em resposta a consulta de usuária dos serviços saúde sobre procedimento ao qual foi submetida, e passou por consulta pública.

Na sondagem, todos os profissionais de enfermagem estão envolvidos, técnicos e enfermeiros tem responsabilidades distintas.

2 comments

  1. Sim, também percebi. Você acha esse site confiável para pesquisas? Acabei de conhece-lo, e esse tipo de erro me deixa receosa.

  2. Vocês erraram no começo nessa parte aqui ‘1 – Nasogástrica; pela boca.

    2 – Orogástrica; pelo nariz.’ sabendo que é ao contrario, naso é nariz e oro é boca

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *