Sou Enfermagem

Temperatura - Sinais Vitais


Autor: Sou Enfermagem | Publicado em: 08/08/2018

Temperatura - Sinais Vitais

A temperatura corporal normal de uma pessoa varia dependendo do sexo, atividade recente, consumo de alimentos e líquidos, horário do dia e, nas mulheres, o estágio do ciclo menstrual. 

A temperatura pode ser verificada por via oral usando o termômetro de vidro clássico ou os termômetros digitais mais modernos que usam uma sonda eletrônica para medir a temperatura corporal.

A temperatura corporal normal varia de 36,1 graus C a 37,2 graus C para um adulto saudável. A temperatura corporal de uma pessoa pode ser tomada de uma das seguintes maneiras:

Sobre termômetros de vidro contendo mercúrio.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, o mercúrio é uma substância tóxica que representa uma ameaça à saúde dos seres humanos, bem como ao meio ambiente. Devido ao risco de quebra, termômetros de vidro contendo mercúrio devem ser removidos do uso e descartados adequadamente de acordo com os protocolos de descarte de material biológico. Entre em contato com a secretaria de saúde de sua cidade, estado ou no posto de saúde mais próximo para lhe orientar sobre o descarte.

Você pode saber mais sobre isso em: https://souenfermagem.com.br/noticias/anvisa-proibe-termometros-e-aparelhos-de-pressao-arterial-que-usam-mercurio



TEMPERATURA – TERMINOLOGIA

 Hipotermia: Temperatura abaixo de 35°C

Afebril: 36,1°C a 37,2°C

 Febril: 37,3°C a 37,7°C

 Febre: 37,8°C a 38,9°C

Pirexia: 39°C a 40°C

 Hiperpirexia: acima de 40°C


VALORES DE REFERÊNCIA PARA A TEMPERATURA

 Temperatura axilar: 35,8°C a 37°C

 Temperatura bucal: 36,3°C a 37,4°C

 Temperatura retal: 37°C a 38°C


#SouEnfermagem

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar tráfego. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais. Entendi