Sou Enfermagem

Frequência Cardíaca - Sinais Vitais


Autor: Sou Enfermagem | Publicado em: 08/08/2018

Frequência Cardíaca - Sinais Vitais

A pulsação é uma medida da frequência cardíaca ou o número de vezes que o coração bate por minuto, também chamada de Frequência Cardíaca (FC).

Quando o coração empurra o sangue pelas artérias, as artérias se expandem e se contraem com o fluxo do sangue. Tomando um pulso não só mede a freqüência cardíaca, mas também pode indicar o seguinte:

Ritmo do coração

Força do pulso

A Frequência Cardíaca normal para adultos saudáveis varia de 60 a 100 batimentos por minuto. A taxa de pulso pode flutuar e aumentar com exercício, doença, lesão e emoções. Fêmeas com 12 anos ou mais, em geral, tendem a ter batimentos cardíacos mais rápidos que os homens. Atletas, como corredores, que fazem muito condicionamento cardiovascular, podem ter frequência cardíaca próxima a 40 batimentos por minuto e não apresentam problemas.

Como verificar seu pulso

Quando o coração força o sangue através das artérias, você sente as batidas pressionando firmemente as artérias, que estão localizadas perto da superfície da pele em certos pontos do corpo. O pulso pode ser encontrado na lateral do pescoço, no interior do cotovelo ou no pulso. Para a maioria das pessoas, é mais fácil tomar o pulso no pulso. Se você usar a parte inferior do pescoço, certifique-se de não pressionar com muita força e nunca pressionar os pulsos dos dois lados da parte inferior do pescoço ao mesmo tempo para evitar o bloqueio do fluxo sanguíneo para o cérebro. Ao tomar seu pulso:

Usando a primeira e a segunda ponta dos dedos, pressione com firmeza mas suavemente as artérias até sentir um pulso.

Comece a contar o pulso quando o ponteiro dos segundos do relógio estiver no 12.

Conte seu pulso por 60 segundos (ou por 15 segundos e depois multiplique por quatro para calcular as batidas por minuto).

Ao contar, não observe o relógio continuamente, mas concentre-se nas batidas do pulso.

Se não tiver certeza sobre seus resultados, peça a outra pessoa para contar para você.

Se o seu médico lhe ordenou que verifique o seu próprio pulso e está com dificuldades em encontrá-lo, consulte o seu médico ou enfermeiro para instruções adicionais.


PULSO – TERMINOLOGIA

TERMINOLOGIA

Pulso normocárdico: Batimento cardíaco normal.

 Pulso rítmico: os intervalos entre os batimentos são iguais.

 Pulso arrítmico: os intervalos entre os batimentos são desiguais.

 Pulso dicrótico: dá impressão de dois batimentos.

 Taquisfigmia: pulso acelerado.

 Bradisfigmia: frequência abaixo da faixa normal.

 Pulso filiforme: indica redução da força ou do volume do pulso periférico.

VALORES DE REFERÊNCIA PARA PULSAÇÃO

 Adultos – 60 a 100 bpm;

 Crianças – 80 a 120 bpm

 Bebês – 100 a 160 bpm

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar tráfego. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais. Entendi