Sou Enfermagem

Conselho Internacional de Enfermeiros

Conselho Internacional de Enfermeiros

O Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) é uma federação de mais de 130 associações nacionais de enfermeiros (NNAs), representando os mais de 16 milhões de enfermeiros em todo o mundo. 

Fundada em 1899, a ICN é a primeira e internacional organização mundial de profissionais da saúde. Operado por enfermeiras e enfermeiros líderes a nível internacional, a ICN trabalha para assegurar cuidados de enfermagem de qualidade para todos, políticas de saúde sólidas a nível mundial, o avanço do conhecimento de enfermagem e a presença em todo o mundo de uma profissão de enfermagem respeitada e uma força de trabalho de enfermagem competente e satisfeita.

As redes e conexões cada vez maiores do ICN para as pessoas reforçam a importância de fortes vínculos com as organizações nacionais, regionais e internacionais de enfermagem e não enfermagem. Construir relacionamentos positivos a nível internacional ajuda a posicionar ICN, enfermeiros e enfermagem por agora e no futuro. Nosso trabalho com as agências especializadas do sistema das Nações Unidas, em particular com a Organização Mundial da Saúde, a Organização Internacional do Trabalho e o Banco Mundial, são importantes para os enfermeiros em todos os lugares. Além disso, trabalhamos em estreita colaboração com várias organizações internacionais não governamentais.

História Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN)

Em primeiro de Julho de 1899. Mrs. Bedford Fenwick propoz, na Conferencia anual do "Matrons Council of Great Britain and Ireland, reunida em Hanover Square, n.º 20, Londres, á então Presidente, Miss Isla Stewart, que o Conselho Internacional de Enfermagem fosse fundado.

Muitos schemas de interesse foram analisados nas reuniões desse Conselho, mas nenhum teve tanto valor e tanta influencia internacional, como a fundação do Conselho Internacional de Enfermagem, que tem estimulado a imaginação das enfermeiras diplomadas de todos os paises, onde a enfermagem já está organizada. O Conselho as mantem unidas em um consorcio profissional, ampliando-lhes os conhecimentos, e foi atendendo mesmo ao congresso, que já se reuniram, em algumas das cidades mais belas e importantes do mundo, enfermeiras de todos os pontos do universo, pondo em contato algumas das mentalidades mais brilhantes.

As reuniões do Conselho se têm efetuado em Congressos, como em Bufalo (U. S. A. 1901); Berlin (1904). Londres (1909), Colonia (Alemanha 1912) S. Francisco (U.S.A. 1915) Compenhague (1922) Helsinfors (1925) Montreal (1929) Bruxellas e Paris (1933) Londres 1938 e, provavelmente, nos Estados Unidos em 1941.

Foi um privilegio para as pessoas, que assistiram a todos esses Congressos, as recordações das conferencias com colegas de outros paizes, o prazer de viajar e visitar logares famosos e lindos, a ampliação da visão em enfermagem, e, tudo isto, devemos ao Conselho Internacional de Enfermagem.

Ha, entretanto, um ponto que devemos esclarecer e que muitas enfermeiras confundem. Na Exposição Mundial, realisada em Chicago em 1893, houve um Congresso de Hospitais e Ambulatorios, com uma sessão dedicada á enfermagem, onde algumas enfermeiras, de varias nacionalidades compareceram. Elas foram individualmente e não representando qualquer organisacão profissional, pois a unica de carater internacional de enfermagem existente então, era o "British Boval Nurse's Association", da Gran-Bretanha.

O que resultou desse congresso, foi a creação da "Sociedade Americana de Superintendentes de Escolas" para a preparação de enfermeiras, e a organização de associações de diplomadas das proprias escolas, com a esperança que essas pequenas associações se congregassem mais tarde, formando assim uma associação nacional de enfermagem, o que de fáto se realizou.

Certa vez. quando o Conselho Internacional de Senhoras se reuniu em Londres em 1899, o problema de enfermagem foi destacado para sêr estudado e discutido, pedido de Mrs Bedford Fenwick. Mas, como um Congresso Geral de Senhoras não era lugar proprio para tratar do assunto de fundação de um Conselho Internacional de Enfermeiras, o assunto deixou de sêr discutido.

Mais uma vez, o assunto foi levado por Mrs. Fenwick á "Conferencia Anual do Matrons Council", em 1.º de Julho de 1899, estando então reunidas enfermeiras de destaque de outros paizes, com o objetivo de apresentar a idéa da fundação do Conselho Internacional de Enfermagem. Foram estas as palavras de Mrs. Fenwick: "Meu desejo é apresentar nesta reunião, um assunto, que creio ter importancia e interesse internacional. Eu falo com o ponto de vista da enfermeira diplomada. A profissão de enfermagem, acima de todas as outras, no momento, exige uma organização; a enfermeira, antes de qualquer outro problema, no momento, precisa sêr unida. O valor de seu trabalho para os doentes, necessita sêr reconhecido pelo Governo deste país, e de todos os demais raizes civilizados, depende das enfermeiras individualmente, o na coletividade, tornar seu trabalho indispensavel, de maxima utilidade para os doentes. Isto só conseguiremos, si a sua educação fôr baseada em alicerces solidos e amplos, afim de que a expressão "enfermeira diplomada" seja o equivalente de uma pessoa, cujo treinamento eficiente tenha sido posto á prova, revelando-se fidedigna em qualquer circunstancia, e que as responsabilidades, que venha a assumir, sejam executadas com o maior beneficio para os doentes. Para conseguirmos esses resultados, duas coisas são primordiaes o imprecindiveis: deve haver um sistema reconhecido de educação de enfermagem e o controle da profissão. A experiencia do passado tem demonstrado que esses resultados não podem sêr obtidos por qualquer profissão, a menos que a mesma tenha união em suas aspirações e necessidades de reformas, e que só com organisação se pode conseguir a força necessaria... Eu proponho que sejam dados os passos para a organização de um Conselho Internacional de Enfermagem".

Esta sugestão foi aceita e os passos foram dados, imediatamente, para que a organização se tornasse realidade. Foi designado um comité provisorio, que se reuniu no dia 2 de Julho no Hospital St. Bartholomeu, a convite de Miss Isla Stewart.

Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 10/06/2017

Gostou? Deixe seu comentário.

VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER UMA PESQUISA