Coren-GO Conselho Regional de Enfermagem

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás Coren-GO

Atualizado em 11/02/2023 às 08:59

O Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO) tem a função é zelar e resguardar pela qualidade no atendimento em Enfermagem em todas as instâncias da saúde, pelo respeito ao Código de Ética e a Legislação que normatiza e disciplina o exercício profissional.

Além de zelar pela qualidade do atendimento, o Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO), também é responsável pelo esclarecimento e a orientação sobre práticas, discussões, mudanças e condutas em Enfermagem.

Os profissionais de Enfermagem só podem exercer a profissão com o devido registro e, consequente, número de inscrição do sistema Cofen/Corens. Somente após sua inscrição no Conselho é que a(o) Enfermeira(o), Técnica(o) e Auxiliar estarão aptos a exercer sua profissão. A Lei 7.498/86 em seu artigo 2º especifica que “a Enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício”.

Missão do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Assegurar à sociedade uma assistência de enfermagem ética, científica e de qualidade por meio da fiscalização do exercício profissional.

Visão

Ser um Conselho valorizado pela sociedade por meio de excelência na prestação de serviços.

Natureza

O Conselho Regional de Enfermagem do Estado de Goiás (Coren-GO), é um órgão de fiscalização e regulamentação do exercício da profissão de enfermeiro e das demais profissões compreendidas nos serviços de enfermagem em todo o território do Estado de Goiás, e com os demais conselhos regionais e federal de enfermagem constituem nos termos do artigo 1º da Lei 5.905, de 12 de julho de 1973, uma Autarquia Especial com personalidade jurídica de direito público com autonomia administrativa e patrimonial.

Um pouco mais sobre o Coren-GO

A história do Coren-GO registra a efetiva contribuição dos profissionais de Enfermagem ligados a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn Goiás), a Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo, a Organização de Saúde do Estado de Goiás (antiga Osego) e ao Hospital das Clínicas da UFG.

Os membros efetivos da primeira diretoria foram: do quadro l, Enfermeira Josefa Dias Lima (Irmã Luiza), Dagmar Lustosa Nogueira e Moacir Miranda da Silva; membros suplentes, os enfermeiros Lecy Ferreira de Santana, Garcília do Lago Silva e Delza Dias Bueno. Do quadro II e III, Leticia Andrade dos Santos e Maria de Lourdes Câmara; como suplentes, Maria Joaquina Alves e Maria Celuta Santos de Alcântara.

A primeira presidente deste Conselho foi a enfermeira e freira Josefa Dias Lima (Irmã Luiza) eleita por unanimidade; a primeira Delegada Eleitora foi a Coordenadora da Junta Especial (JE-Cofen-GO), enfermeira Iva de Oliveira; a enfermeira Lecy Ferreira de Santana presidiu a primeira Comissão de Ética do Coren Goiás.

As primeiras gestões tiveram diante de si a responsabilidade de estabelecer as bases de toda uma estrutura para cadastramento dos profissionais de Enfermagem goianos e das parteiras, permitindo conhecer o número e a identificação dos mesmos, iniciar a fiscalização, afastando o risco de leigos na assistência de Enfermagem; além de contribuir com a pesquisa nacional do perfil da enfermagem brasileira realizada pelo Cofen e ABEn, em 1982.

A partir de então, líderes no exercício do ensino e assistência de Enfermagem, como Garcília do Lago Silva, Helena Beatriz Brandão de Araújo, Madge Lima Leite e Rosilda Rodrigues de Oliveira imprimiram um direcionamento democrático e participativo ao Coren-GO até o final de 1989, quando teve inicio um período de grande centralização perdurando até outubro de 2008.

A Profissão

A Enfermagem congrega o enfermeiro, o técnico de enfermagem, o auxiliar de enfermagem e as parteiras. É a única profissão que permanece na assistência à saúde durante as 24 horas, 365 dias do ano, sendo essencial na organização e funcionamento de todos os serviços de saúde públicos e privados. É formada majoritariamente por mulheres. Uma força de trabalho composta por aproximadamente 1,8 milhão de profissionais responsáveis por grande parte das ações de proteção, recuperação, prevenção de doenças e promoção da saúde no país.

Sede – Goiânia

Endereço Rua 38 nº 645, setor Marista, Goiânia(GO) CEP: 74150-250.

Site: www.corengo.org.br

E-mail: corengo@corengo.org.br

Telefone: (62) 3239.5300

Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas

Administração
E-mail: administrador@corengo.org.br
Telefone: (62) 3239.5319

Comunicação Social
E-mail: comunicacao@corengo.org.br
Telefone: (62) 3239.5315

Controladoria Interna
E-mail: paulo@corengo.org.br
Telefone: (62) 3239.5324

Financeiro
E-mail: boleto@corengo.org.br
Telefone: (62) 3239.5321

Fiscalização
E-mail:fiscalizacao@corengo.org.br
Telefone: (62) 3239.5325

Gabinete
E-mail: gabinete@corengo.org.br
Telefone: (62) 3239.5314

Jurídico
E-mail: lucasroriz@corengo.org.br
Telefone: (62) 3239.5310

Planejamento
E-mail: keniochagas@corengo.org.br
Telefone: (62) 3239.5320

Processo Ético
E-mail: comissoes@corengo.org.br
Telefone: (62) 3239.5330

Procuradoria
E-mail: procuradoria@corengo.org.br
Telefone: (62) 3239.5318

Registro e Cadastro
E-mail: registro@corengo.org.br
Telefone: (62) 3239.5302 / 5303 / 5305

Tecnologia de Informação
E-mail: gti@corengo.org.br
Telefone: (62) 3239.5306

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), é o órgão que regulamenta e normatica o funcionamento dos Conselhos de Enfermagem em cada estado.

2 comments

  1. Gostaria de saber se a minha transferência do coren DF para o Coren GO tá pronta

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *