Sou Enfermagem

O que é Biossegurança ?

O que é Biossegurança ?

A palavra biossegurança é um neologismo que deriva de bio (vida) juntamente com segurança. Os procedimentos da biossegurança são aplicados em hospitais, laboratórios e qualquer outra organização que pode apresentar risco à saúde e à vida, seja ela humana, animal ou riscos ao próprio meio ambiente.

          A biossegurança, segundo Teixeira e Valle (1996), é um “conjunto de medidas que são aplicadas na prevenção, eliminação ou diminuição de riscos relacionados às atividades de produção, ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços que podem comprometer a qualidade dos trabalhos realizados ou a saúde dos animais, meio ambiente e do homem”.

          Uma das formas de atuação da biossegurança, num ambiente hospitalar, é através de medidas que atuam prevenindo a contaminação, que é, inclusive, uma das principais causas de acidentes dentro do âmbito hospitalar. Dentro do ambiente hospitalar, os funcionários estão propensos a acidentar-se e até mesmo a adoecerem por causa de algumas condições de trabalho erradas, desde equipamentos/estrutura até ao contato com agentes que oferecem risco à saúde.

           Uma situação que não ajuda o procedimento da biossegurança é o mau costume que alguns trabalhadores têm ao pensar que, por trabalharem por muito tempo em algum hospital, por exemplo, estão isentos dos riscos e acabam adquirindo vícios que prejudicam todo o andamento da prevenção sugerida pela biossegurança.

          A biossegurança hospitalar funciona com a aplicação de medidas que podem ser simples, como conscientizar os profissionais sobre higienização e técnicas assépticas, isso assegura o profissional, o paciente e a família do paciente. Em alguns casos, a organização de um hospital é tachada como impertinente por cobrar essas medidas, tanto dos funcionários quanto dos pacientes e/ou visitantes, mas é de extrema necessidade.

Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 14/03/2017

Gostou? Deixe seu comentário.

Relacionados

VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER UMA PESQUISA