Sou Enfermagem

Qual é o jeito certo de tomar remédio sem alterar o efeito da medicação?


Autor: Sou Enfermagem | Publicado em: 12/04/2015

Qual é o jeito certo de tomar remédio sem alterar o efeito da medicação?

É importantíssimo saber que qualquer remédio utilizado por via oral deve ser tomado somente com ÁGUA. Isso porque não é raro algumas pessoas consumi-lo com leite ou até antiácidos.

Segundo a farmacêutica Bárbara Cristina Alves, “qualquer medicamento de uso oral é desintegrado e absorvido no estômago e intestino, e o leite, por exemplo, aumenta a acidez estomacal, podendo diminuir a sua eficácia”.  Além disso, o cálcio contido na bebida, assim como outros nutrientes, podem promover a perda do seu efeito terapêutico por reagir com as substâncias do remédio.

A ANVISA procura alertar também aqueles que têm o costume de ingerir antiácidosantes de remédios que irritam o estômago: “Esse hábito pode cortar totalmente o efeito do medicamento, pela diminuição da absorção do princípio ativo ou pela absorção junto deste de componentes dos antiácidos”.

Para finalizar, Bárbara ainda alerta que somente os medicamentos polivitamínicos devem ser ingeridos junto com as refeições, para que sua absorção seja facilitada. Já os outros tipos de remédio devem ser tomados de preferência duas horas antes ou depois das refeições, pois alimentos em geral também aumentam a acidez do estômago.

Não se esqueça ainda de ler a bula e de só ingerir o medicamento sob prescrição médica!

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar tráfego. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais. Entendi