Sou Enfermagem

Hematoma na Administração de Medicamentos

Hematoma na Administração de Medicamentos

Surge o hematoma quando o sangue extravasa para dentro dos tecidos circunvizinhos ao local da inserção EV. 

Ocorre em decorrência da perfuração da parede vascular oposta durante a punção venosa, do deslizamento da agulha para fora da veia e da pressão insuficiente aplicada ao local após a retirada da agulha ou cânula. Os sinais de hematoma incluem equimose, edema imediato e extravasamento de sangue no local.

O que você deve fazer:

O tratamento inclui a retirada da agulha ou cânula e a aplicação de pressão com um curativo estéril, a utilização de bolsa de gelo durante as próximas 24 horas no local e, em seguida, compressa quente para aumentar a absorção do sangue, além de avaliação do local.

REFERÊNCIAS


AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Legislação vigente. Resolução RDC no 45, de 12 de março de 2003.
 .Resolução – RE no 515, de 15 de fevereiro de 2006.  
 .Resolução da Diretoria Colegiada – RDC 29, de 17 de abril de 2007.
ALVES, M. A. C. Bombas de infusão: operação, funcionalidade e segurança. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2003.

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM. Documentos básicos de enfermagem. São Paulo, 2008.  
COSTA, E.M. Registro: documentação em Enfermagem – influências e contribuições para a prática.
Cadernos de Pesquisa: cuidado é fundamental, abr./jun. 1997.
CUNHA, G.W.B. O pioneiro da dose unitária. Revista do InCor. Ano 1, n. 7, out. 1995.
 . Dose unitária: solução eficaz e eficiente. Revista Secretaria de Saúde, VI(25):14, 1997.
INSTITUTE OF MEDICINE. Committee on Quality of Health Care in America. To err is human: building a safer health care system. Washington: National Academy Press, 2000.

Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 05/07/2018

Gostou? Deixe seu comentário.