Sou Enfermagem

Via Retal

retalVia retal  é uma via de administração onde o fármaco é aplicado na região retal. A sua indicação é impopular e desconfortável. O fármaco é formulado em um supositório ou enema retal, aplicados acima do esfíncter anal interno e do anel anorretal.

Material necessário:

– bandeja
– luvas de procedimento
– forro de proteção
– gazes
– medicamento sólido ou líquido
– comadre (opcional)

As formulações destinadas para uso retal podem ser sólidas ou líquidas. A sólida, denominada supositório, possui formato ogival e consistência que facilita sua aplicação, não devendo ser partida. Dissolve-seem contato com a temperatura corporal e é indicada principalmente para a estimulação da peristalse, visando facilitar a defecação – geralmente,os resultados manifestam-se dentro de 15 a 30 minutos, mas podem tardaraté uma hora.

Se o paciente estiver capacitado para realizar o procedimento, oprofissional deve oferecer-lhe o supositório envolto em gaze e orientá-lo aintroduzi-lo no orifício anal, no sentido do maior diâmetro para o menor(afilado), o que facilita a inserção. Caso esteja impossibilitado, o auxiliarde enfermagem, utilizando luvas de procedimento, com o paciente emdecúbito lateral, realiza essa tarefa.

A formulação líquida, também denominada enema, consiste naintrodução de uma solução no reto e sigmóide. As indicações variam,mas sua maior utilização é a promoção da evacuação nos casos de constipa ção e preparo para exames, partos e cirurgias - porém, há enemas medicamentosos para terapêuticas específicas, como à base de neomicina, visando reduzir a flora bacteriana intestinal.

Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 14/03/2017

Gostou? Deixe seu comentário.

VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER UMA PESQUISA