Sou Enfermagem

Especialidade Enfermagem em Estomaterapia

Especialidade Enfermagem em Estomaterapia

A estomaterapia é uma especialidade da enfermagem ainda nova e gradativamente vem sendo difundida no Brasil. 

Seu campo de atuação engloba a assistência ao ostomizado, incontinentes,portadores de fístulas e feridas drenantes.

A assistência ao ostomizado é uma necessidade que vem assumindo cada vez mais relevância no setor saúde a nível nacional, exigindo a participação e envolvimento de equipe interdisciplinar de saúde, visto que estes pacientes geralmente apresentam alterações biopsicossociais. O estomaterapeuta é elemento integrante desta equipe, tendo papel fundamental na reabilitação do ostomizado. Entende-se por reabilitação o seu retorno à sociedade, em um grau de efetividade, se não igual o mais próximo possível do que possuia antes de sua enfermidade.

O estomaterapeuta é o elemento nuclear da equipe de saúde que assiste o ostomizado, tanto a nível hospitalar quanto ambulatorial, principalmente por seu domínio nos aspectos relacionados especificamente aos cuidados com o estoma, atualmente ainda pouco difundido entre os profissionais da saúde, tendo em suas mãos a responsabilidade da assistência, de repassar conhecimentos, sensibilizar administradores e profissionais da saúde acerca da necessidade e das vantagens da assistência especializada, além de suas funções administrativas, educativas e investigativas.





Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 23/08/2018

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar tráfego. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais. Entendi