Sou Enfermagem

Especialidade Enfermagem em Diagnóstico por Imagens

Especialidade Enfermagem em Diagnóstico por Imagens

O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) ampara através da Resolução nº 211/98 a atuação do enfermeiro que trabalha nos serviços de radiodiagnóstico.

O Centro de Diagnóstico por Imagem também chamada de Unidade de Imagem é composta pelos seguintes serviços de apoio diagnósticos: 

  • radiologia convencional; 
  • tomografia computadorizada;
  • ultrassonografia; 
  • hemodinâmica;
  • ressonância magnética.

Este serviço é considerado uma área vital na dinâmica de funcionamento hospitalar, pois possui um desenvolvimento técnico cientifico de ultima geração que permite a eficiência no processo de diagnóstico clínico ou cirúrgico das afecções com consequências direta na seleção do tipo de tratamento para os pacientes.

As ampliações dos serviços e conhecimentos na área da saúde repercutem em avanços tecnológicos e no surgimento de novos e modernos aparelhos utilizados dentro dos Centros de Diagnósticos por Imagem, por isso é necessário que o enfermeiro amplie seus conhecimentos e habilidades para acompanhar os avanços tecnológicos tornando assim a sua atuação mais especializada.

As ações do enfermeiro na área da saúde vão além dos cuidados tradicionalmente conhecido e por ter um trabalho diversificado este profissional sempre é impulsionado na busca contínua de atualizações dentro da área tecnológica.

O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) ampara através da Resolução nº 211/98 a atuação do enfermeiro que trabalha nos serviços de radiodiagnóstico. Nesta regulamentação os profissionais são orientados sobre as medidas de proteção radiológicas e também sobre o treinamento dos profissionais para o uso correto dos equipamentos de proteção individual e radioproteção.
.

A evolução tecnológica da saúde garante a precisão de alguns procedimentos e a qualidade dos exames de diagnósticos por imagem. Do avanço dessa realidade surgiu um mercado que exige um crescente numero de profissionais enfermeiros cientificamente preparados para a assistência e pesquisa, que atuem com uma visão humanizada e interdisciplinar, buscando qualidade no atendimento e excelência nos resultados, participando de forma eficaz na gestão de recursos, elaboração e execução de protocolos de assistência para as soluções e gerenciamento dos problemas.


A atuação do enfermeiro no Centro de Diagnóstico por Imagem deve estar embasada em conhecimento científico atualizado e com técnica apropriada, a fim de que se alcance o resultado clínico desejado e se promova a segurança e satisfação do paciente. Ressalta-se a escassez de trabalhos publicados sobre o tema especificamente
na área de enfermagem por isso novos estudos devem ser realizados para contribuir como fonte de conhecimento e informação aos enfermeiros e demais profissionais da área da saúde. O enfermeiro deve participar da elaboração de pesquisas científicas na área de enfermagem em exames diagnósticos sendo necessário também um novo olhar para as competências do enfermeiro na implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem dentro do serviço hospitalar e principalmente no Centro
de Diagnóstico por Imagem.


Portanto a atuação do enfermeiro no Centro de Diagnóstico por Imagem ainda é um desafio a ser vencido por estes profissionais, pois o sucesso deste serviço precisa estar ligado também a toda equipe multidisciplinar que juntos desenvolvem estudos, pesquisas e novos meios de cuidar/cuidado para os pacientes sob sua responsabilidade.




Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 20/08/2018

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar tráfego. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais. Entendi