Sou Enfermagem

Especialidade Enfermagem em Centro Cirúrgico

Especialidade Enfermagem em Centro Cirúrgico

A dinâmica de trabalho no centro cirúrgico deve acontecer de forma multi e interdisciplinar. 

A integração entre os profissionais é indispensável, pois assim é possível enfrentar as exigências impostas pelo ambiente, garantindo a segurança e o bem-estar dos pacientes, frente à complexidade dos procedimentos realizados?—?seja em caráter eletivo, seja de urgência ou emergência.

Ao contrário do que muitos podem pensar, a demanda por atividades assistenciais do enfermeiro é tão intensa ou maior do que as burocráticas, requerendo do profissional tempo significativo para realizá-las.

As responsabilidades de um enfermeiro em um centro cirúrgico

O enfermeiro pode desempenhar diversas atividades em um centro cirúrgico. Entre suas principais incumbências podemos destacar a assistência direta ao paciente?—?que tem início na abordagem pré-operatória, quando o enfermeiro conhece o assistido, avalia suas condições físicas e emocionais e inicia a construção de uma relação de confiança, procurando identificar necessidades a serem atendidas ainda naquele momento ou mesmo durante o per e pós-operatório.

O enfermeiro também assume algumas funções gerenciais, que envolvem a organização de todos os recursos materiais e humanos necessários para viabilizar a assistência holística ao paciente, auxiliando em sua recuperação. O profissional pode, ainda, assumir a gestão da equipe, sendo responsável por garantir sua capacitação contínua e promover o desenvolvimento e aprimoramento de seus integrantes, em trabalho conjunto com as demais unidades do hospital.

Dentre as atividades assistenciais burocráticas podemos citar a previsão, provisão e controle de materiais e medicamentos, a coordenação e supervisão das atividades assistenciais prestadas pelos demais membros da equipe de Enfermagem e a implementação e verificação de medidas de segurança para o paciente e para seus colegas de trabalho.

Diante dessas e de tantas outras atribuições inerentes à atuação do enfermeiro, este profissional precisa de investimento constante na atualização de conhecimentos para que esteja apto a encarar todos os desafios cotidianos de um centro cirúrgico.

O processo de enfermagem pode ser empregado como metodologia assistencial pelo enfermeiro para o planejamento e implementação dos cuidados de enfermagem necessários ao paciente cirúrgico, bem como na organização e administração do Centro Cirúrgico.




Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 20/08/2018

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar tráfego. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais. Entendi