Sou Enfermagem

Especialidade em Enfermagem Aeroespacial

Especialidade em Enfermagem Aeroespacial

A especialidade em enfermagem aeroespacial está preocupada com a evacuação, transporte aéreo de pacientes gravemente doentes e gravemente feridos em ambientes militares e civis. 

É necessário treinamento especializado, uma vez que os locais de evacuação, a estabilidade variável dos pacientes e as limitações da assistência ao transporte apresentam desafios. As enfermeiras de vôo também estão envolvidas em várias fases do suporte de lançamento médico para o programa espacial. Certificação médica, avaliação pós-pouso e planejamento e execução de procedimentos de emergência representam apenas algumas das funções para as quais sua especialização é essencial. Eles também contribuem para as atividades de suporte hiperbárico para tratamento de feridas, exposições tóxicas e doença descompressiva em comunidades de mergulho e vôo.

A maioria dos enfermeiros militares treinados está na Força Aérea, seja na ativa ou em reservas, com o restante empregado em empresas de avião ou entidades envolvidas com resgate aéreo. Embora os requisitos de treinamento possam variar, a Força Aérea geralmente exige a conclusão de um diploma de bacharel em enfermagem credenciado e seu programa de enfermagem em vôo. Também é necessário o cumprimento dos requisitos para um Treinamento de Oficiais Físicos e Comissionados de Vôo. Instalações de câmara hiperbárica militar oferecem cursos em indicações médicas, avaliação, tratamento e cuidados de suporte de apresentações de pacientes que vão desde feridas não curativas até envenenamento por monóxido de carbono.

A formação de enfermeiros de vôo civil pode ser ainda mais variável, mas existem várias experiências de formação que devem ser incluídas na preparação para o trabalho neste campo. As certificações em suporte avançado de vida básico, cardíaco e pediátrico são fundamentais. O Programa de Reanimação Neonatal, o Exame de Suporte Avançado de Vida Pré-Hospitalar, um curso de trauma reconhecido nacionalmente (ou seja, o Curso de Trauma Avançado de Enfermeiros de Transporte) e o Exame de Enfermagem Certificado de Vôo Certificado podem ser necessários em adicional à experiência substancial de cuidados críticos de apoio.

Embora as responsabilidades clínicas possam muitas vezes ser executadas por enfermeiros com histórico de medicina ocupacional, as enfermeiras de vôo envolvidas especificamente com o suporte médico espacial geralmente têm ampla experiência em cuidados intensivos. 

ONDE POSSO TRABALHAR COM A ESPECIALIDADE AEROESPACIAL?

Bom, o enfermeiro que faz uma especialidade dessa, é capacitado em trabalhar:

1 - Na aeronáutica 

2 - Resgate aéreo

3 - Compôr equipe de saúde em empresas de avião

4 - Outro afins

Verifique sempre os requisitos para ingressar nas entidades que você almeja.

Cursos e breves oportunidades de treinamento estão disponíveis para especialização em enfermagem aeroespacial em diversas instituições de ensino, mas é preciso verificar duas coisas:

1 - A grade curricular deste curso atende às suas necessidades?

2 - A especialidade, treinamento ou curso em aeroespacial tem o objetivo exigido pela empresa ou entidade que você deseja ingressar?

É sempre bom verificar com detalhes essas informações antes de fazer, principalmente se você deseja ser um especialista.

Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 02/08/2018

Gostou? Deixe seu comentário.

Relacionados

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar tráfego. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais. Entendi