Sou Enfermagem

Cirurgia neurológica

Cirurgia neurológica

O termo "neurocirurgia" é curto para cirurgia neurológica, uma disciplina que se preocupa com o diagnóstico e tratamento de distúrbios do sistema nervoso. 

Neurocirurgia é uma disciplina irmã para neuromedicina, que envolve o diagnóstico e tratamento de distúrbios neurológicos e complicações usando medicamentos e métodos não cirúrgicos. Na maioria dos pacientes, neurologistas (que lidam com neuromedicina) trabalham ao lado de neurocirurgiões.

Neurocirurgiões operam no cérebro, espinha ou nervos dos membros ou extremidades. Eles tratam pacientes de todas as idades, desde recém-nascidos com anormalidades neurológicas congênitas (defeitos congênitos) até idosos que podem ter sofrido um derrame, por exemplo. Neurocirurgiões também estão envolvidos no tratamento de lesões nervosas, neuroblastoma, infecções do sistema nervoso central e doenças neurodegenerativas.

Uma parte importante do diagnóstico e avaliação de pacientes em neurologia envolve o uso de estudos de imagem, como tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (MRI) e angiografias.

A neurocirurgia é uma das disciplinas cirúrgicas mais recentes a serem desenvolvidas, ganhando reconhecimento no início dos anos 1900. No entanto, é agora uma das disciplinas médicas mais avançadas no mundo da ciência e medicina e envolve o uso de algumas das tecnologias mais avançadas atualmente disponíveis.

Existem várias sub-especialidades que um neurologista pode escolher para praticar e exemplos incluem neurocirurgia pediátrica, neurorradiologia intervencionista, cirurgia de coluna, cirurgia neurovascular, neuro-oncologia, controle da dor e trauma nervoso.

Os neurologistas tratam pacientes com distúrbios complexos do sistema nervoso, como derrame, esclerose múltipla, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, doença de Lou Gehrig, epilepsia, distúrbios de dor de cabeça, infecções do cérebro e sistema nervoso periférico. Os neurologistas geralmente trabalham em estreita colaboração com os neurocirurgiões, mas não realizam cirurgias. O neurologista, médico que se especializou em neurologia, é treinado para investigar, diagnosticar e tratar distúrbios neurológicos. 

O que é um neurocirurgião?

Um neurocirurgião é um médico especializado no diagnóstico e tratamento cirúrgico de distúrbios do sistema nervoso central e periférico, incluindo anomalias congênitas, traumas, tumores, distúrbios vasculares, infecções do cérebro ou da coluna vertebral, acidente vascular cerebral ou doenças degenerativas da coluna vertebral.





Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 06/04/2015

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar tráfego. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais. Entendi