Sou Enfermagem

Entende como funciona Cursos Online autorizados pelo Mec

Entende como funciona Cursos Online autorizados pelo Mec

->

Criamos esta postagem para explicar melhor sobre o Funcionamento Legal dos Cursos Online ministrados no Sou Enfermagem.

O QUE SÃO CURSOS LIVRES?

Todos os cursos livres fazem parte da modalidade de Educação Profissional de uma determinada área, sejam eles presencial ou online. Esses cursos não tem a obrigatoriedade de serem reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), isso segundo a base legal no Decreto nº 5.154/04 e na Portaria Nº 008/02. Eles tem duração variável, que vai de 1h até menor que 360h, e não exige comprovação de escolaridade anterior do aluno. Os certificados de conclusão são emitidos pelas próprias instituições que oferecem os cursos, mas nada disso quer dizer que os curso livres dispensam os critérios acadêmicos utilizados nas modalidades da educação superior, como por exemplo: Os cursos precisam ser oriundo de instituição que tenham competência técnica e legal naquela área para ministrar.

CURSOS ONLINE NO SOU ENFERMAGEM

No caso do Sou Enfermagem, os cursos tem duração a partir de 30h e são destinados para profissionais e estudantes de enfermagem, nível fundamental, médio e superior. O Certificado é emitido pelos responsáveis legais do Sou Enfermagem e em todos vem expresso o CNPJ da instituição e um código de controle.

CURSOS AUTORIZADOS PELO MEC

O MEC só reconhece os cursos com duração a partir de 360 horas, o que não desqualifica a modalidade livre, ou seja, cursos que tem duração de a partir de 360h não são considerados livres e precisam de autorização do MEC para terem mais credibilidade no mercado. Geralmente esses cursos são destinados para as especializações, seja ela presencial ou online, seja de nível fundamental, médio ou superior. Neste caso, é exigido do aluno comprovação escolar anterior de acordo com cada curso. No momento, no Sou Enfermagem não tem cursos de especialização.

CONCLUSÃO

A primeira diferença é que os cursos técnicos, profissionalizantes e pós-graduações precisam de autorização do MEC para funcionar e devem se adequar a exigências como carga horária e eixo temático. Os cursos livres, ao contrário das outras modalidades, não exigem idade mínima e nem escolaridade para fazer.

Esses cursos livres oferecem diversas vantagens. Vamos citar, a primeira e quem sabe a mais importante, seja o período de duração, isso é muito bom. É possível aprender sobre um determinado assunto sem ter que perder muito tempo estudando disciplinas que tem muita relação com a profissão.

Alguns alunos tem dúvidas se os cursos podem ser usados na faculdade ou no curso como carga horária extracurricular. Bom, normalmente são bem aceitos pois não há nada que impeça de um curso livre ser usado como carga horária extracurricular e até mesmo em títulos de seleções e concursos. Mas é bom ficar atento às normas internas de cada instituição pois algumas tem regras bem específicas.

Agora preste atenção, por ter menos exigências que uma pós-graduação, por exemplo, o aluno de um curso livre tem que ser mais organizado e também disciplinado.

Viu como os cursos livres podem ser ótimas opções para sua carreira se você souber explorar? Se achou a ideia interessante, comente e aproveite para fazer um curso online conosco.

Tem alguma dúvida? As vezes, não dizemos tudo em um texto, mas você pode nos deixar um comentário, será um prazer responder.

Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 01/08/2018

Gostou? Deixe seu comentário.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar tráfego. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais. Entendi