Selfie: Permitida ou não no ambiente de trabalho?

Selfie: Permitida ou não no ambiente de trabalho?

O que é?

A Selfie basicamente, é um retrato seu feito por você mesmo. É bem simples de fazer: segure o telefone, estique um pouco o braço, encontre o ângulo certo e encaixe.

Como a maioria das selfies são tiradas para fins de mídia social, elas geralmente são carregadas em sites como Instagram, Snapchat e Twitter. A própria palavra “selfie” se originou da Internet.

A maioria das pessoas gostam de tirar pelo menos uma ou duas selfies em ocasiões especiais, incluindo a geração mais jovem. Mas, como as selfies são uma coisa da mídia social, e a mídia social geralmente é administrada por jovens, a maioria dos que tiram selfies são jovens com menos de 30 anos.

Tomando alguns cuidados, a selfie no ambiente de trabalho até pode ser feita, desde que trate de você e não da empresa e que não envolva outras pessoas que não autorizaram o uso da imagem. Lembre-se que a a sua rede social é de sua responsabilidade, portanto, evite misturar perfil profissional e pessoal. E se for fazer uma foto com os colegas de trabalho, certifique-se de que todos estão de acordo com o clique, cuidado com a pose e com a identificação da instituição que você trabalha.

Como fica a Enfermagem?

É muito importante que os profissionais de enfermagem, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, tenham muito cuidado ao tirar uma selfie ou gravar algum vídeo. O hospital ou a instituição onde você trabalha pode não permitir e além disso, é necessário ter a autorização de qualquer pessoa que tirou a selfie com você antes de publicar. Afinal, “quem vai sentir segurança com um profissional de enfermagem que faz pose enquanto realiza um curativo ou aplica medicamentos?

Para evitar problemas judiciais e problemas com a ética profissional, o cuidado que os profissionais devem tomar ao fazer uma selfie, devem ser redobrados. Imagens publicadas em redes sociais, ondem mostram os profissionais de Enfermagem fazendo selfies, enquanto estão uniformizados e também fotografando pacientes durante procedimentos médicos ou de enfermagem, podem gerar muitos transtornos para o profissional e para o paciente.

O (Cofen), Conselho Federal de Enfermagem, publicou a RESOLUÇÃO COFEN Nº 554/2017, que determina os critérios sobre o uso e comportamento dos profissionais de Enfermagem nos meios de comunicação de massa e mídias sociais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *