A Febre Amarela se espalhará em todo Brasil diz

Há um grande surto de febre amarela em vários estados do Brasil. Desde o início de 2018, vários viajantes não vacinados no Brasil contraíram febre amarela; muitos desses viajantes foram infectados na ilha de Ilha Grande (estado do Rio de Janeiro). Vários morreram.

Viajantes para o Brasil devem se proteger da febre amarela, recebendo a vacina contra febre amarela pelo menos 10 dias antes da viagem, e prevenindo picadas de mosquito.

Além de áreas no Brasil onde a vacinação contra a febre amarela tem sido recomendada desde antes dos recentes surtos, a vacina agora também é recomendada para pessoas que viajam ou residem em: Todo o estado do Espírito Santo, Estado de São Paulo, Estado do Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de várias cidades no Estado da Bahia.

Pessoas que nunca foram vacinadas contra a febre amarela devem evitar viajar para áreas do Brasil onde a vacinação contra a febre amarela é recomendada.

Viajantes que vão a áreas com surtos contínuos podem considerar tomar uma dose de reforço da vacina contra febre amarela se tiverem passado 10 ou mais anos desde que foram vacinados.

A vacina contra a febre amarela está disponível em um número limitado de clínicas nos Estados Unidos, portanto, os viajantes devem planejar com antecedência para obter a vacina.

Qual e a situação atual?

No início de 2017, o Ministério da Saúde do Brasil relatou surtos de febre amarela em vários estados do leste, incluindo áreas onde a febre amarela não era tradicionalmente considerada um risco. Desde o final de 2017, casos de febre amarela têm ocorrido em vários estados, especialmente nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, incluindo áreas próximas à cidade de São Paulo.

No início de 2018, um caso de febre amarela foi relatado em um viajante holandês não vacinado que havia ficado perto da região metropolitana de São Paulo. Desde então, há relatos de outros viajantes não vacinados no Brasil que visitaram áreas com surtos de febre amarela e contraíram febre amarela; muitos desses viajantes foram infectados na ilha de Ilha Grande (estado do Rio de Janeiro). Vários desses viajantes morreram. Nenhum era dos Estados Unidos.

Em resposta ao surto que começou no início de 2017, a Organização Mundial da Saúde ampliou a lista de áreas onde a vacinação contra febre amarela é recomendada para viajantes internacionais para o Brasil.

Além das áreas no Brasil onde a vacinação contra febre amarela tem sido recomendada desde antes dos surtos recentes, agora também é recomendada para pessoas que estão viajando ou vivendo em:

Todo o estado do Espirito Santo

Todo o estado de São Paulo, incluindo a cidade de São Paulo e todas as ilhas costeiras

Todo o estado do Rio de Janeiro, incluindo a cidade do Rio de Janeiro e todas as ilhas costeiras

Todo o estado do Paraná

Todo o estado de Santa Catarina

Todo o estado do Rio Grande do Sul

Várias cidades da Bahia

O Ministério da Saúde do Brasil mantém uma lista regular de todas as outras cidades do Brasil para as quais a vacinação contra a febre amarela tem sido recomendada desde antes dos recentes surtos. Esta lista não inclui as áreas adicionadas recentemente acima. 

O que os viajantes podem fazer para prevenir a febre amarela?

Adquira a vacina contra a febre amarela

A vacina contra a febre amarela é a melhor proteção contra a doença da febre amarela, que pode ser fatal. Qualquer pessoa com 9 meses ou mais que viaje para áreas onde a vacina contra febre amarela é recomendada deve ser vacinada contra febre amarela pelo menos 10 dias antes da viagem. Para a maioria dos viajantes, uma dose da vacina contra a febre amarela fornece proteção duradoura. No entanto, partes do Brasil estão atualmente com maior risco devido ao surto. Os viajantes podem considerar receber uma dose de reforço da vacina contra febre amarela se viajarem para áreas com surtos de febre amarela e já se passaram 10 anos ou mais desde que foram vacinados. Áreas com surtos incluem os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Pessoas que nunca foram vacinadas contra a febre amarela por qualquer motivo devem evitar viajar para áreas do Brasil onde a vacinação contra a febre amarela é recomendada.

A vacina contra a febre amarela está atualmente disponível em apenas um número limitado de clínicas nos Estados Unidos. Os viajantes devem entrar em contato com um provedor de vacina contra febre amarela bem antes da viagem. Procure um provedor de vacina contra febre amarela perto de você.

A vacina contra a febre amarela não é recomendada para algumas pessoas. Converse com um profissional de saúde se tiver dúvidas sobre a vacina contra a febre amarela.

Evitar picadas de insetos

Como a febre amarela e outras doenças são transmitidas por picadas de mosquito, todos os viajantes ao Brasil devem evitar picadas de mosquito usando repelente de insetos, vestindo camisas de mangas compridas e calças ao ar livre e dormindo em uma sala com ar condicionado ou bem protegida ou sob mosquiteiro tratado com insecticida.

Se você ficar doente durante ou depois da viagem

Fale com um médico ou enfermeiro se ficar doente, especialmente se tiver febre. 

Site da Febre Amarela do CDC

Perguntas frequentes sobre a febre amarela

Vacina contra Febre Amarela

Febre Amarela na Informação de Saúde do CDC para Viagens Internacionais (“Livro Amarelo”)

Vacinação contra febre amarela: informações para profissionais de saúde

Vacina contra Febre Amarela: Recomendações do Comitê Consultivo em Práticas de Imunizações (MMWR 2010)

Doses de reforço da vacina contra febre amarela: Recomendações do Comitê Consultivo em Práticas de Imunização, 2015

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *