É muito importante conhecer e utilizar as definições de aleitamento materno adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OM

Tipos de Aleitamento Materno

Atualizado em 22/02/2023 às 10:26

É muito importante conhecer e utilizar as definições de aleitamento materno adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e reconhecidas no mundo inteiro (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2007a). Assim, saber os tipos de aleitamento materno ajudará a mãe.

Os tipos de leitamento materno costuma ser classificado em cinco tipos:

Aleitamento materno exclusivo

É quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos.

Aleitamento materno predominante 

É quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais.

Aleitamento materno 

É quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber ou não outros alimentos.

Aleitamento materno complementado 

É quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semi-sólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo. Nessa categoria a criança pode receber, além do leite materno, outro tipo de leite, mas este não é considerado alimento complementar.

Aleitamento materno misto ou parcial 

É quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.

Sem dúvida alguma, o leite materno é o melhor alimento do mundo.

Leia o nosso artigo sobre a fisiologia da amamentação e conheça as vantagens para a mãe e para o recém-nascido.

Referência:

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.
Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar. Brasília, 2009.

One comment

  1. Obrigada pelo excelente conteúdo sobre amamentação. Gostaria de saber no caso dos bebês que tomam somente fórmula desde o nascimento, qual seria a classificação nesse caso?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *