Sou Enfermagem

Quero ser um voluntário

Quero ser um voluntário

 A Presidente do INSTITUTO BRASILEIRO SOU ENFERMAGEM - IBSENF, faz saber que foi aprovado em Assembleia Geral a presente Resolução Normativa de Nº 001/2016 para aqueles interessados em ingressar no Programa de Serviço Voluntário – PSV do Instituto Brasileiro Sou Enfermagem.  A prestação de serviços ocorrerá segundo a Lei Federal nº 9.608/98 e segundo a presente Resolução Normativa do IBSENF Nº 001/2016.

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1. O Programa de Serviço Voluntário - PSV, disposto nesta Resolução terá vigência de 12 meses sendo interrompido nas férias, devendo acontecer segundo cronograma de datas oportunamente desenvolvido pelas partes, não se admitindo, ainda, a dilação dos prazos ali previstos, salvo no caso de apresentação de justificativa que demonstre, de forma circunstanciada, que as causas do atraso são totalmente alheias à vontade do prestador do serviço voluntário.

1.2. Considera-se serviço voluntário toda a atividade prática, não remunerada, com objetivos cívicos, educacionais, culturais, científicos, recreativos, assistenciais e de saúde.

1.3. O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.

1.4. A relação entre o candidato e o Programa de Serviço Voluntário - PSV será formalizada por meio de documento denominado Termo de Adesão, celebrado entre o Instituto Brasileiro Sou Enfermagem - IBSENF e o prestador de serviço voluntário, nele constando as condições de seu exercício.

1.5 O Programa de Serviço Voluntário – PSV ficará sob a responsabilidade de um Coordenador que fará o planejamento do programa, definindo as atividades e os projetos onde os voluntários serão inseridos.

2. DO OBJETIVO

2.1. O objetivo da presente resolução é normatizar a captação de estudantes e profissionais de diferentes áreas do conhecimento para participar do Programa de Serviço Voluntário – PSV do Instituto Brasileiro Sou Enfermagem auxiliando nas atividades, programas e projetos desenvolvidos pelo IBSENF na modalidade presencial ou à distância, bem como a elaboração de conteúdos técnicos atrelados às atividades e outros afins, que visam manter, atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais, as habilidades multidisciplinares e a elevação do comportamento social, moral, ético, educacional e de conhecimento.

3. DA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

3.1. A carga horária será de no mínimo 5 horas mensal e, no máximo de 30 horas mensal.

3.2. As atividades dos voluntários serão realizadas entre segunda a sábado definidas pelo Coordenador.

3.3. Os dias e horários de atuação serão definidos após o processo de seleção pelo Coordenador.

2.4. A atuação voluntária é vedada para funções privativas ou em substituição à atividade de qualquer categoria profissional, em especial na atuação direta do ensino de graduação e pós-graduação ou qualquer atividade relacionada à supervisão discente.

3. DA SELEÇÃO DO VOLUNTÁRIO

3.1. Requisitos

3.1.1. O candidato deverá ter idade mínima de 18 anos.

3.1.2. Ser estudante ou profissional da área de saúde ou direito, comunicação, assistente social, psicologia e afins.

3.1.3. Ter acesso à Internet.

3.1.4. Ter conhecimento de informática.

3.1.5. Ter aptidão ao serviço voluntário.

3.1.5. Ter aptidão ao trabalho em equipe.

3.2. Documentos

3.2.1. O candidato deverá entregar na sede do IBSENF ou encaminhar para o e-mail contato@souenfermagem.com.br os seguintes documentos:  

              a. Quadro de Aptidão – ANEXO I

              b. Termo de Adesão – ANEXO II

              c. Cópia dos seguintes documentos de RG, CPF

              d. Comprovante de residência.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. As inscrições para participar do PSV são permanentes devendo o IBSENF divulgar de acordo com a necessidade da Instituição. As inscrições serão realizadas na Sede do IBSENF ou pelo email.

4.2. Após realizar a inscrição o candidato será convocado de acordo com a necessidade do IBSENF.

4.2. O candidato deverá escolher no QUADRO DE APTIDÃO o que mais tem afinidade de acordo com o ANEXO I, imprimir, assinar e entregar na Sede do Instituto ou enviar para o e-mail contato@souenfermagem.com.br

4.3. O candidato deverá imprimir o Termo de Adesão (ANEXO II), preencher, assinar e entregar na Sede do Instituto ou encaminhar por e-mail junto com os demais documentos.

4.4. O candidato deverá enviar CPF, RG e comprovante de Residência junto com os demais documentos do item 4.2 e 4.3 desta resolução.

4.5. Após o envio, o candidato receberá a confirmação e as devidas informações através dos contatos informados.

5. DAS MODALIDADES

5.1 O Programa de Serviço Voluntário - PSV do Instituto Brasileiro Sou Enfermagem possui duas modalidades assim definidas:

  1. a.      Programa de Serviço Voluntário Presencial – PSVP: Os voluntários auxiliarão de forma presencial nas atividades do IBSENF, de acordo com as atividades escolhidas pelo candidato.
  2. b.      Programa de Serviço Voluntário Online – PSVO: Os voluntários auxiliarão de forma online nas atividades do IBSENF, de acordo com as atividades escolhidas pelo candidato.

6. DOS BENEFÍCIOS

6.1. Certificado de Voluntariado de acordo com o tempo gasto do candidato no PSV.

6.2. Experiência em Serviço Voluntário e adquirir conhecimento na área.

 7. DAS VAGAS

7.1. Serão ofertadas 450 vagas por ano.

7.2. As vagas serão definidas de acordo com a necessidade do IBSENF.

7.3. Os candidatos deverão consultar as áreas de seu interesse, e a disponibilidade de vagas de acordo com a sua aptidão encaminhando se necessário um email solicitando informações complementares.

8. DO CANCELAMENTO

8.1. O voluntário poderá solicitar o seu desligamento do PSV a qualquer momento mediante requerimento específico encaminhado ao IBSENF por e-mail ou entregue na sede.

8.2. Após o cancelamento o candidato receberá o certificado de acordo com o tempo gasto no PSV.

  

Ana Karoline do Nascimento e Nascimento

Presidente do IBSENF

 

Quer saber mais como funciona o Programa de serviço voluntário? Clique aqui

 Quer se inscrever no programa de serviço voluntário? Clique aqui

 

Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 14/03/2017

Gostou? Deixe seu comentário.

VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER UMA PESQUISA