Sou Enfermagem

A Instituição

A Instituição

01 - APRESENTAÇÃO DO INSTITUTO BRASILEIRO SOU ENFERMAGEM 

Na tentativa de promover a enfermagem, os serviços de enfermagem, os profissionais de enfermagem e contribuir para a valorização desta categoria e de criar caminhos de participação popular dentro das discussões no cenário político da Saúde Pública - SUS, o Enfermeiro Renato da Silva Neto, Graduado na Universidade CEUMA, idealizou por três anos no estado do Maranhão e de abrangência nacional o Instituto Brasileiro Sou Enfermagem -IBSENF, que desenvolve através de vários projetos, ações sociais, ações de saúde, ações de enfermagem e que contribui significativamente para a enfermagem brasileira. 

Antes da Fundação do Instituto 

A Comissão Organizadora de Fundação do Instituto Brasileiro Sou Enfermagem, representado pelo Enfermeiro Olivino Reis, organizou e promoveu o chamado “I Encontro Estadual de Líderes e Autoridades de Saúde do Maranhão e Convidados”, realizado no dia 08 de Outubro de 2015 na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e contou com a presença dos seguintes convidados: Deputada Estadual Valéria Macedo, Vereador Dr. Gutemberg, Representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA) e Presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Maranhão. 

O encontro teve boa repercussão e a notícia desse evento foi publicada no site da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão com registro de fotos e uma reportagem concedida ao Departamento de Comunicação da TV ASSEMBLEIA. 

Esse evento aconteceu com o objetivo de apresentar o projeto de fundação do Instituto Brasileiro Sou Enfermagem e convidar a sociedade para participar desse projeto. Você pode assistir a reportagem deste evento no vídeo abaixo.


02 - FUNDAÇÃO

O Instituto Brasileiro Sou Enfermagem foi fundado no dia 17 de outubro de 2015 na cidade de São Luís Maranhão, no mesmo local onde tem sede e contou como membros fundadores profissionais de enfermagem, estudantes de enfermagem e membros da sociedade civil. 

03 - FUNDADORES

Olivino Reis Filho; Raimundo Renato da Silva Neto; Ana Karoline do Nascimento e Nascimento; Jardiel Lima Brito; Abzair Antônio Santos Reis; Rosilene Sá Santos; João Gleidson da Silva Pavão; Jeane de Jesus Silva Serrão; Adilson dos Santos Sousa; Marciede Ramos Sodré; Daniele Souza de Moraes e Silva; Lilian Fernanda Moraes e Silva; Constantina Costa Silva; Robson Ferreira Silva; Francisco Vieira da Silva; Jonas Costa Silva (in memória); José de Ribamar da Silva Vieira; Geisângela Sanchas Mendes; Raimunda Laurencia Jansen Raposo; Ernilda Silva Mendonça; Kheila Azevedo Ferreira Passos; Jadna Maria Pereira; Nicanor Urbano Pinheiro de Sousa; Leandro Saldanha de Albuquerque; Ivanilde Correa Sousa.

04 - DIRETORIA E GESTÃO

DIRETORES

Ana Karoline do Nascimento e Nascimento; 

Jardiel Lima Brito;

Abzair Antônio Santos Reis; 

Rosilene Sá Santos;

João Gleidson da Silva Pavão; 

Jeane de Jesus Silva Serrão; 

CONSELHEIROS

Adilson dos Santos Sousa;

Marciede Ramos Sodré; 

Daniele Souza de Moraes e Silva;

Lilian Fernanda Moraes e Silva;

Constantina Costa Silva; 

Robson Ferreira Silva; 

COORDENADORES

Enfermeiro Renato Silva Neto

Enfermeiro Olivino Reis Filho 

Se você quiser conhecer o Estatuto do Instituto, clique neste link: https://souenfermagem.com.br/estatuto

05 - O QUE É O INSTITUTO?

É uma Organização Social formada por voluntários (Auxiliar de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros, Estudantes de Enfermagem e membros da sociedade civil) que tem o objetivo de promover saúde através de ações sociais e plataformas digitais. Acreditamos que as ações e atividades do instituto contribuem para a valorização da categoria de enfermagem e beneficia a população com os conhecimentos difundidos e com as ações sociais realizadas em comunidades carentes.

De acordo com o Estatuto Social do Instituto, lemos em seu artigo 1º:

 “O INSTITUTO BRASILEIRO SOU ENFERMAGEM é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, de direito privado, de caráter social, cultural, ambiental, educativo, técnico, consultivo e filantrópico, que também será conhecida pela denominação SOU ENFERMAGEM ou pela sigla IBSENF, fundado em 17 de outubro de 2015. É constituído por membros interessados na proteção e promoção do Sistema Único da Saúde – SUS, como instrumentos de fortalecimento da cidadania, de transformação social e de busca do desenvolvimento sustentável, a partir de ações isoladas ou em parcerias com instituições públicas e privadas, tendo como foco a divulgação, promoção e preservação do patrimônio cultural e material expresso em monumentos, lugares, grupos e comunidades de relevante interesse sociocultural, bem como a proteção e promoção da saúde”. 

Sua área de ação abrange todo o território nacional, podendo abrir escritórios e unidades operacionais em qualquer ponto do território nacional, bem como escritórios e representações em território estrangeiro. 

Alguns objetivos e finalidades do Instituto citados no Estatuto em seu art. 3º 

  • 1)Promover, realizar e divulgar pesquisas, estudos, projetos e programas na área social, cultural, ambiental, saúde, urbanismo, desenvolvimento socioeconômico, bem como desenvolvimento das relações interpessoais, visando integração de todos os gêneros e raças. 
  • 2)Elaborar, executar e implantar projetos educacionais, culturais e científicos que contemplem a divulgação e complementação dos serviços do Sistema Único de Saúde – SUS, utilizando os veículos de comunicação disponível como rádio, internet, televisão, jornais, revistas e outros métodos disponíveis. 
  • 3)Propor, defender, participar e contribuir para o desenvolvimento e implementação de ações e políticas públicas do Sistema Único de Saúde. 


06 - UNIVERSIDADE CEUMA

Após a fundação do Instituto Brasileiro Sou Enfermagem, foi solicitado à Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade CEUMA, Francisca Noronha, uma apresentação do Instituto pelo idealizador, Renato da Silva Neto, para vários professores da Universidade. Na ocasião, o idealizador do projeto, concedeu uma entrevista ao UNICEUMA que foi publicada em seu site oficial da universidade e posteriormente lançada no jornal de maior circulação do estado chamado de O ESTADO DO MARANHÃO no dia 08 de novembro de 2015. 

O Instituto Brasileiro Sou Enfermagem é um sonho que foi idealizado e trabalhado por três anos, e esse sonho não foi concretizado de qualquer forma, ele tem um percurso, ele tem uma longa história. Ele é fruto de muito trabalho, pesquisa e observação no cenário político da saúde no Brasil e em especial observação no cenário político da categoria de enfermagem que durante esses últimos anos têm passado por profundas transformações em seu campo científico e político. Esse Instituto nasceu no coração da Enfermagem Brasileira” - diz Renato. 


07 - QUEM PODE PARTICIPAR?

1 . Auxiliar de Enfermagem;

2 . Técnicos de Enfermagem;

3 .  Enfermeiros;

4 . Estudantes de Enfermagem;

5 . Membros da sociedade civil;

Todos que tem objetivo de promover saúde, podem participar do instituto como voluntários e contribuir com as atividades realizadas. Você pode participar do Instituto como um voluntário de forma presencial ou online, de acordo com a sua disponibilidade.

08 - COMO PARTICIPAR?

Para saber mais sobre o Programa de Serviço Voluntário do Sou Enfermagem acesse: https://souenfermagem.com.br/voluntarios e participe.

09 - PROJETOS

Os projetos do instituto são desenvolvidos por voluntários. Esses projetos beneficiam profissionais e estudantes da enfermagem e também beneficiam a comunidade.

            1 . Os Profissionais

Há muitos motivos que move profissionais para participar de serviço voluntário, um deles é a satisfação pessoal em poder ajudar.

            2 . Os Estudantes

Os estudantes tem a oportunidade de aprender mais.

            3 . A Comunidade

A comunidade é a maior beneficiada pois os projetos leva conhecimento, informações e ações sociais.

            4 . Outros

 Existem profissionais e estudantes que não são da área da saúde e que ajudam ao instituto como voluntários.

Os projetos são executados e planejados gradativamente, de acordo com o número de voluntários e de recursos disponíveis. Existem projetos que são desenvolvidos de forma presencial e aqueles que são desenvolvido online.

Se você quer saber mais sobre os projetos do instituto acesse: https://souenfermagem.com.br/projetos


10 - PARCERIAS

O Instituto Brasileiro Sou Enfermagem, está constantemente buscando parceria para desenvolver melhor os seus trabalhos e atividades. Se você é pessoa física ou jurídica e deseja entrar em parceria com o instituto acesse: https://souenfermagem.com.br/parceria 


11 - EDITORES

O site do Instituto faz parte de um projeto chamado de Conteúdo Digital de Saúde, é um grande acervo de conteúdo de saúde e de enfermagem. O conteúdo é atualizado constantemente através dos editores. Todos os editores são voluntários e empenham-se em editar, criar, revisar e atualizar os artigos e matérias do site.

Se você deseja conhecer mais sobre os nossos editores ou deseja ser um editor acesse: https://souenfermagem.com.br/editores


12 - CONCLUSÃO

Queremos deixar bem claro que o Instituto Brasileiro Sou Enfermagem é uma organização social formada por profissionais e estudantes de enfermagem e membros da sociedade e todas as suas atividades são realizadas conforme a legislação presente. O Instituto não é uma entidade de classe como Sindicato ou Conselho, COREN ou COFEN. O Instituto empenha-se tão somente em difundir conhecimento de saúde e de enfermagem através das suas ações sociais e das plataformas digitais, beneficiando profissionais de saúde, estudantes da área da saúde e a população em geral. 





Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 28/07/2018

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar tráfego. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais. Entendi