Sou Enfermagem

A Instituição

A Instituição

->

APRESENTAÇÃO DO INSTITUTO BRASILEIRO SOU ENFERMAGEM 

Na tentativa de promover a enfermagem, os serviços de enfermagem, os profissionais de enfermagem e contribuir para a valorização desta categoria e de criar caminhos de participação popular dentro das discussões no cenário político da Saúde Pública - SUS, o Enfermeiro Renato da Silva Neto, Graduado na Universidade CEUMA, idealizou por três anos no estado do Maranhão e de abrangência nacional o Instituto Brasileiro Sou Enfermagem, que desenvolverá através de vários projetos, ações sociais, ações de saúde, atividades de grande relevância para a sociedade e para a enfermagem brasileira. 

A Comissão Organizadora de Fundação do Instituto Brasileiro Sou Enfermagem, representado pelo Enfermeiro Olivino Reis, organizou e promoveu o chamado “I Encontro Estadual de Líderes e Autoridades de Saúde do Maranhão e Convidados”, realizado no dia 08 de Outubro de 2015 na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e contou com a presença dos seguintes convidados especiais: Deputada Estadual Valéria Macedo, Vereador Dr. Gutemberg, Representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão, Presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Maranhão, onde foi apresentado o projeto de fundação do Instituto Brasileiro Sou Enfermagem, bem como os seus objetivos e finalidades. 

O encontro teve boa repercussão e a notícia desse evento foi publicada no site da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão com registro de fotos e uma reportagem concedida ao Departamento de Comunicação da TV ASSEMBLEIA. De acordo com o Estatuto Social do Instituto, lemos em seu artigo 1º: “O INSTITUTO BRASILEIRO SOU ENFERMAGEM é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, de direito privado, de caráter social, cultural, ambiental, educativo, técnico, consultivo e filantrópico, que também será conhecida pela denominação SOU ENFERMAGEM ou pela sigla IBSENF, fundado em 17 de outubro de 2015. É constituído por membros interessados na proteção e promoção do Sistema Único da Saúde – SUS, como instrumentos de fortalecimento da cidadania, de transformação social e de busca do desenvolvimento sustentável, a partir de ações isoladas ou em parcerias com instituições públicas e privadas, tendo como foco a divulgação, promoção e preservação do patrimônio cultural e material expresso em monumentos, lugares, grupos e comunidades de relevante interesse sociocultural, bem como a proteção e promoção da saúde”. 

O IBSENF possui sede e administração na cidade de São Luís, e o seu site oficial é www.souenfermagem.com.br. Sua área de ação abrange todo o território nacional, podendo abrir escritórios e unidades operacionais em qualquer ponto do território nacional, bem como escritórios e representações em território estrangeiro. Alguns objetivos e finalidades do Instituto citados no Estatuto em seu art. 3º 1)Promover, realizar e divulgar pesquisas, estudos, projetos e programas na área social, cultural, ambiental, saúde, urbanismo, desenvolvimento socioeconômico, bem como desenvolvimento das relações interpessoais, visando integração de todos os gêneros e raças. 2)Elaborar, executar e implantar projetos educacionais, culturais e científicos que contemplem a divulgação e complementação dos serviços do Sistema Único de Saúde – SUS, utilizando os veículos de comunicação disponível como rádio, internet, televisão, jornais, revistas e outros métodos disponíveis. 3)Propor, defender, participar e contribuir para o desenvolvimento e implementação de ações e políticas públicas do Sistema Único de Saúde. 

Após a fundação do Instituto Brasileiro Sou Enfermagem, foi solicitado à Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade CEUMA, Francisca Noronha, uma apresentação do Instituto pelo Idealizador e Coordenador Nacional do Instituto, Renato da Silva Neto, em uma reunião com vários outros professores da Universidade. Na ocasião, o idealizador do projeto, o Enfermeiro Renato da Silva Neto, concedeu uma entrevista ao UNICEUMA que foi publicada em seu site oficial e que posteriormente lançada no jornal de maior circulação do estado chamado de O ESTADO DO MARANHÃO, no dia 08 de novembro de 2015. LINK 07 O Enfermeiro Renato da Silva Neto que é o idealizador do projeto diz: “O Instituto Brasileiro Sou Enfermagem é um sonho que foi idealizado e trabalhado por três anos, e esse sonho não foi concretizado de qualquer forma, ele tem um percurso, ele tem uma longa história. Ele é fruto de muito trabalho, pesquisa e observação no cenário político da saúde no Brasil e em especial observação no cenário político da categoria de enfermagem que durante esses últimos anos têm passado por serias e profundas transformações em seu campo científico e político. Esse Instituto nasceu no coração da Enfermagem Brasileira”. 

PARCERIAS INSTITUCIONAIS E REPRESENTAÇÃO NACIONAL 

O Instituto Brasileiro Sou Enfermagem, através de seus representantes legais, estão constantemente buscando parcerias com entidades públicas e privadas para melhor desempenho de suas atividades e para alcançar os seus objetivos e finalidades o Instituto conta com a representação em alguns estados do Brasil. O Instituto Brasileiro Sou Enfermagem tem a Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem – ACADEMIA IPÊ, representada por sua Presidente, a Enfermeira, Escritora e Poetisa Dra. Onã da Silva, como sua primeira Parceira Consolidada, firmada e confirmada no dia 23 de outubro de 2015 no Museu Nacional de Brasília – DF, onde aconteceu a Solenidade de Posse dos Membros efetivos da Academia IPÊ, ocasião em que a Presidente do Instituto Brasileiro Sou Enfermagem, Ana Karoline do Nascimento, recebeu o título de Entidade Apoiadora. Anexo 03. A primeira fase do Instituto Brasileiro Sou Enfermagem após a fundação é a fase de estruturação administrativa, para que os seus projetos possam ser implantados e executados com êxito a partir de Janeiro do ano de 2016. Com isso, nesta primeira fase, o Instituto está buscando parcerias nas entidades públicas e privadas para que os objetivos do Instituto possam ser alcançados. 

PROJETOS DO INSTITUTO BRASILEIRO SOU ENFERMAGEM 

Os projetos do Instituto Brasileiro Sou Enfermagem foram elaborados durantes três anos e foi conhecido por várias pessoas e entidades espalhadas em todo o Brasil durante esse período. Até mesmo membros importantes da enfermagem brasileira e membros de outras classes prestigiaram a ideia do projeto e contribuíram significativamente para o termino do desenvolvimento desses projetos. 

Ana Karoline, Presidente do Instituto diz: “Agora, que o os projetos já estão definidos, precisamos mostrar ao mundo essas ideias, para assim, ganharmos apoio necessário dos profissionais de saúde, dos profissionais de enfermagem e da população, para então termos o chão firme e preparado para trabalharmos as atividades do Instituto Brasileiro Sou Enfermagem.” A EXECUÇÃO DO PROJETO “TV SOU ENFERMAGEM” 

O Instituto Brasileiro Sou Enfermagem, desenvolveu o seu projeto principal chamado de TV SOU ENFERMAGEM. Este projeto é uma tentativa de resgatar a autoestima dos profissionais de saúde, e em especial os profissionais de enfermagem, exibindo nas redes sociais, site próprio e televisão vários vídeos e entrevistas com profissionais de saúde e de enfermagem sobre temas atuais e relevantes de saúde e de interesse da sociedade. Esses vídeos serão programas desenvolvidos pela TV Sou Enfermagem e que o público terá acesso fácil pela internet e serão produzidos através de entrevistas, bate papo, documentários e coberturas em eventos de saúde e de enfermagem. Uma das justificativas de desenvolver um projeto como esse é que no Brasil não existe um canal online que seja sólido e que exiba os avanços da categoria de enfermagem, pois a mídia só fala o lado negativo da saúde e dos profissionais de enfermagem e nós sabemos que existem sim os excelentes profissionais de saúde e que executam excelentes trabalhos e que não são vistos, não são reconhecidos e não são nem mesmo respeitados como merecem e o papel principal da TV Sou Enfermagem é justamente o de promover os profissionais de saúde, os profissionais de enfermagem e o seu rico trabalho desenvolvido e que é pouco reconhecido pela maioria dos usuários de saúde e levar até os próprios profissionais de saúde informações e a disseminação do conhecimento e cultura sobre a saúde e sobre o Universo da Enfermagem Brasileira. 

A EXECUÇÃO DO PROJETO “SOU ENFERMAGEM NA COMUNIDADE” 

O Instituto Brasileiro Sou Enfermagem, também desenvolveu um projeto social chamado de SOU ENFERMAGEM NA COMUNIDADE. Este projeto é uma tentativa de aproximar o profissional de enfermagem da comunidade, mostrando o valor que o profissional de enfermagem tem e mostrando que o profissional de enfermagem não é um profissional cujas atribuições se limitam somente a nível hospitalar, sendo, portanto, este projeto realizado através de ações sociais, campanhas em hospitais, creches, escolas, sindicatos, associações e em locais públicos, com parceria direta e indireta com o poder público e privado por meio de atividades educacionais, culturais e informativas. A ideia principal desse projeto é mostrar que o profissional de enfermagem está inserido em diversas camadas da sociedade e nada melhor do que mostrar isso na prática através de ações sociais, pois a maioria das pessoas e até mesmo muitos profissionais de enfermagem, só conseguem ver a enfermagem inserida no contexto hospitalar e assistencialista. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

O Instituto Brasileiro Sou Enfermagem é uma organização social e que nasceu para ser um instrumento social em busca da valorização dos profissionais de Enfermagem e que lutará pelos interesses coletivos e do cidadão, como forma de política já preconizada pelo Sistema Único de Saúde - SUS e que é pouco explorada e conhecida. O Instituto Brasileiro Sou Enfermagem conta com: 

1 - Uma Fanpage no facebook; 

2 - Um site Oficial criptografado e em tecnologia de protocolo HTTPS e que tem cerca de 120 mil acesso por mês e compatibilidade para dispositivos móveis; 

3 - Cadastro em mais de 20 redes sociais diferentes; 

4 - Boa indexação nos mecanismos de busca; 

5 – Política de administração limpa e imparcial; 

6 – Parceria com o Governo Municipal e Estadual; 

7 – Participação popular ativa nas ações do Instituto. 

O Instituto Brasileiro Sou Enfermagem está buscando parcerias no poder público e privado para implantação e execução dos projetos com êxito a partir de janeiro de 2016. 

O Instituto Brasileiro Sou Enfermagem, em nome da sua presidente, Ana Karoline do Nascimento e do Idealizador e Coordenador Nacional, Renato da Silva Neto, agradece a atenção.


Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 04/07/2018

Gostou? Deixe seu comentário.